MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. É fake que Lula disse que ladrões roubam celulares para tomar cerveja
Fato ou Fake?

É fake que Lula disse que ladrões roubam celulares para tomar cerveja

Vídeo foi editado para alterar o sentido de declarações dadas em uma entrevista em 2017.

Da Redação

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Atualizado em 30 de setembro de 2022 07:17

O candidato Jair Bolsonaro disse durante o debate desta noite que Lula defendeu que ladrões roubam celulares para "tomar uma cervejinha".

A declaração, no entanto, não é verdade. O vídeo compartilhado na internet trata-se de uma montagem de uma entrevista do ex-presidente a rádio universitária de Pernambuco, em 2017. Os trechos foram recortados para alterar o sentido.

A entrevista original foi transmitida ao vivo pelo Facebook de Lula em 25 de agosto de 2017. O vídeo editado pega dois trechos de respostas distintas e junta como se fosse um único raciocínio.

Nos trechos verdadeiros, sem edição, Lula responde a uma pergunta sobre as causas da violência e atribui os homicídios ao nível de pobreza.

"É uma coisa que está intimamente ligada. Ou seja, o cidadão teve acesso a um bem material, a uma casinha, a um emprego, e de repente o cara perde tudo. Então, vira uma indústria de roubar celular. Para que ele rouba celular? Para vender, para ganhar um dinheirinho. Eu penso que essa violência que está em Pernambuco é causada pela desesperança."

Posteriormente, o ex-presidente, ao falar sobre ódio que tomou o país, faz uma comparação com times de futebol.

"É preciso distensionar para a sociedade perceber que a torcida do Santa Cruz e do Sport não são inimigas. São adversárias durante o jogo, depois vão para o bar tomar cerveja juntos. E ainda deixam o pessoal do Náutico batendo palma do lado."

Confira o vídeo original.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas