MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Ações Coletivas"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Ações Coletivas"

O livro é resultado da pesquisa desenvolvida pelo autor durante seu mestrado em Direito Processual na USP.

Da Redação

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Atualizado às 10:12

A obra "Ações coletivas - Representatividade adequada sob a ótica comparada" (Editora Fórum - 293p.), de Diego Santiago y Caldo, do escritório Pacífico, Advogados Associados, aborda a importância do efetivo controle judicial da representatividade adequada e traz prefácio de Kazuo Watanabe (Trench Rossi Watanabe) e apresentação de Paulo Henrique dos Santos Lucon (Lucon Advogados). 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Resultado da pesquisa desenvolvida pelo autor durante seu mestrado em direito processual na USP, a obra aborda a importância do efetivo controle judicial da representatividade adequada, que é a aptidão e a idoneidade dos legitimados para atuarem na tutela coletiva, a partir do estudo comparativo e crítico dos sistemas de tutela coletiva brasileiro e estadunidense.

Da análise de doutrina e jurisprudência atuais, o livro demonstra que o controle da representatividade já ocorre no Brasil, independente de regulamentação, e sugere aprimoramentos que podem ser importados da experiência norte-americana. Além da abordagem histórica inédita sobre o controle da representatividade desde o direito romano, o trabalho traz vasto acervo jurisprudencial e aborda os recentes projetos de lei que objetivam regulamentar o instituto no Brasil.    

Sobre o autor:

Diego Santiago y Caldo é mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da USP (2018), especialista em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP (2006) e graduado em Direito pela USJT (2004). Integrante do Grupo de Estudos Avançados em Processos Coletivos da Fundação Arcadas (2021). Autor de artigos científicos publicados em revistas e livros especializados em Processo Civil. Membro efetivo da Comissão de Litigância Estratégica da OAB/SP para o triênio de 2022-2024.

__________
Ganhadores:

  • Alessandro de Oliveira Brecailo, de SP; e
  • Lidiane Kohlmann, de Porto Alegre/RS.

 _________

Editora Fórum

 _________

Pacífico, Advogados Associados

 _________