MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto de inclusão recebe prêmio do escritório Di Blasi, Parente
Prêmio

Projeto de inclusão recebe prêmio do escritório Di Blasi, Parente

Iniciativa social foi fruto da celebração de 35 anos do Di Blasi, Parente & Associados, focado em propriedade intelectual.

Da Redação

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Atualizado às 10:45

O escritório Di Blasi, Parente & Associados completa 35 anos em 2022 e decidiu comemorar a data de uma forma bem especial: ajudar financeiramente um projeto social. A escolha envolveu todos da banca.

Em época de Copa do Mundo, o projeto vencedor também passou por uma competição sadia e humanitária para receber um prêmio em dinheiro para ser aplicado na proposta vencedora. Para viabilizar o projeto comemorativo, foi convocado o Instituto da Criança (IC), parceiro de quase três décadas do Di Blasi, Parente & Associados. O IC pesquisou dezenas de projetos e selecionou 16 para apresentar para a direção do escritório. Os sócios fundadores, Gabriel Di Blasi e Paulo Parente Marques Mendes, e o diretor-executivo, Alexandre Prado, escolheram oito projetos que apresentaram um foco maior em empreendedorismo, inovação e tecnologia.

"É possível sim mudar a realidade das pessoas que estão em dificuldade, uma vez que a gente se dedica para isso. Sobretudo quando realizamos ações como essa, unindo as pessoas em prol de um mesmo objetivo de transformação. Que possamos continuar caminhando juntos" - afirmou Pedro Werneck, empreendedor social, cofundador e presidente do Instituto da Criança.

Após a fase das oitavas e quartas-de-final (quando vários projetos viraram 16 e depois oito), a escolha final foi decidida pelo engajamento da equipe de colaboradores do Di Blasi, Parente & Associados. Eles votaram no projeto com que mais se identificaram, a partir dos valores defendidos pelo escritório: soluções inovadoras, cocriação, alta performance sustentável e bossa, que representa a leveza e criatividade do carioca.

"Essa iniciativa foi realizada por meio de um processo democrático e importante, envolvendo todos os membros do escritório. Isso mostra a sensibilização de uma sociedade de propriedade intelectual que pensa na responsabilidade social e reforça a solidariedade, empatia e o compromisso com o próximo em nosso DNA. A parceria com o Instituto da Criança existe desde o nosso início e é graças a ela que pudemos realizar essa comemoração de forma tão especial" - comemorou o sócio fundador do escritório Paulo Parente.

O projeto vencedor foi do Instituto Incluir: Transformar, Democratizar e Humanizar. A ONG atua com projetos sociais para promover a inclusão e participação social da pessoa com deficiência por meio da educação, do esporte e da cultura. Através de parcerias com o setor público e privado, nacionais e internacionais, eles desenvolvem projetos com o objetivo de ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos espaços sociais. O projeto "Literatura Acessível" recebeu 25,37% dos votos e busca levar a temática PCD (pessoas com deficiência) e acessibilidade por meio de livros em multiformato, rodas de conversas e contação de histórias para crianças de escolas públicas.

O projeto foi reconhecido recentemente pela UNESCO, o órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, e a fundadora e presidente do Instituto Incluir, Carina Alves, acredita que o prêmio do Di Blasi, Parente & Associados é importante para atender crianças e jovens, com e sem deficiência, e suas famílias que vivem em extrema vulnerabilidade social:

"O Instituto Incluir nasceu de uma ressignificação pessoal e profissional, de uma necessidade de atuar com propósito. Receber mais um reconhecimento, vindo de um júri de profissionais tão importantes, é sinal de que estamos no caminho certo. Gratidão".

Há 35 anos, não se falava tanto sobre responsabilidade social como hoje. Mas os sócios fundadores, Gabriel Di Blasi e Paulo Parente, sempre tiveram essa preocupação em ajudar de alguma forma as pessoas, especialmente as crianças, não somente no aspecto pessoal, mas no profissional também. Ao construir o legado do escritório, foram feitas muitas parcerias a partir desta vontade de contribuição. Além de fornecer serviços pro bono aos clientes com atividades sem fins lucrativos e auxílio jurídico na área de propriedade intelectual, o escritório também envolve seus funcionários em projetos de responsabilidade social, incentivando doações para diversas instituições e trabalho voluntário. Algumas das parcerias atuais são:

Instituto da Criança: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que patrocina projetos em instituições do Rio e São Paulo, além de projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário;

GRAACC - combatendo e vencendo o câncer infantil: criado em 1991, o GRAACC é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de garantir que as crianças com câncer tenham direito a todas as chances de cura com qualidade de vida;

Para Todos: Entendendo que o primeiro passo para uma mudança efetiva é o conhecimento, o foco da ONG é sensibilizar o maior número de pessoas sobre o universo da deficiência e levar o assunto para o cotidiano de todos;

Bees of Love: grupo que realiza trabalho voluntário voltado à cidadania, solidariedade e divulgação de ações positivas no mundo;

One by One: organização sem fins lucrativos que tem como meta proporcionar inclusão social para crianças de baixa renda com necessidades especiais através da doação de cadeiras de rodas sob medida.

O sócio fundador Gabriel Di Blasi ficou emocionado durante a entrega do prêmio que, segundo ele, representa o incentivo à inovação, que é o propósito do escritório. Ele acredita que a iniciativa reforça o legado do Di Blasi, Parente & Associados com o compromisso com a agenda ESG, que envolve agendas ambientais, sociais e modernas práticas de governança, e espera que esse movimento inspire iniciativas semelhantes na sociedade:

"Estou verdadeiramente emocionado por poder comemorar os nossos 35 anos reforçando a responsabilidade social como prioridade no nosso trabalho. Decidimos fazer uma comemoração diferente, como uma forma de devolver isso à sociedade e inspirar outros escritórios e empresas a se conscientizarem sobre as práticas de ESG. E espero que esse prêmio de reconhecimento ao Instituto Incluir -- como a mais inovadora eleita pelo DBPA -- também possa contribuir com a inclusão social dessas crianças e adolescentes no esporte, na educação e na inovação", concluiu.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Di Blasi, Parente & Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas