MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ concede liberdade provisória para Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona

STJ concede liberdade provisória para Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona

x

Da Redação

terça-feira, 3 de abril de 2007

Atualizado às 09:11


Toninho da Barcelona

STJ concede liberdade provisória para Antônio Oliveira Claramunt

Liminar concedida pela ministra Laurita Vaz, da Quinta Turma do STJ, garante liberdade provisória a Antônio Oliveira Claramunt, conhecido como Toninho da Barcelona.

A decisão da ministra se baseia no fato de decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região ter reduzido a condenação de Barcelona de nove anos de reclusão em regime fechado para dois anos, dez meses e vinte dias em regime inicial aberto. A liberdade a Claramunt só ocorrerá se ele não estiver preso por outro motivo.

Claramunt foi condenado pelo juiz federal da 2ª Vara Criminal de Curitiba/PR a nove anos de reclusão, em regime fechado e 50 dias-multa pelo crime de evasão de divisas. A condenação, contudo, foi revista pela 8ª Turma do TRF da 4ª Região, sediado em Porto Alegre/RS. Após ter sido reduzida, definindo-se o regime aberto para o seu cumprimento, a pena foi substituída por duas penas restritivas de direito, com isso ele terá que prestar serviço à comunidade além de prestação pecuniária. O pedido da defesa também foi acatado pelo TRF, ocorrendo a absolvição quanto ao crime de gestão fraudulenta.

O pedido da defesa para que fosse cumprida a decisão foi indeferido no TRF, levando ao habeas-corpus no STJ. Segundo os advogados, a manutenção na prisão do réu mesmo depois de ter-lhe sido imposta penas restritivas de direito causa constrangimento ilegal a Claramunt, ainda mais após ele já ter cumprido dois anos e sete meses de prisão preventiva.

Ao apreciar o pedido, a ministra Laurita Vaz entendeu estarem presentes os requisitos necessários à concessão da medida; mostrando-se evidente o constrangimento ilegal apontado pela defesa. “Ora, se a Corte regional, ao julgar as apelações, infligiu ao réu pena de dois anos, dez meses e vinte dias, em regime inicial aberto, e ainda a substituiu por duas restritivas de direito, não subsiste razão para manter sua prisão preventiva nesse processo”, por ser medida muito mais pesada do que a própria pena imposta, mesmo que esta ainda esteja sujeita a recurso do Ministério Público.

A ministra concedeu a liminar, válida até que o mérito do habeas-corpus seja apreciado pela Quinta Turma do STJ determinando seja expedido alvará de soltura para Antônio Oliveira Claramunt, desde que ele não esteja preso também por outro motivo.

Processo relacionado: HC 80046 - clique aqui.

_______________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...