MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Congresso CAM-CCBC debate o futuro da Arbitragem
Resolução de conflitos

Congresso CAM-CCBC debate o futuro da Arbitragem

Evento reuniu mais de 400 pessoas em SP. Na ocasião foi instituída a Comissão de Diversidade, que busca reduzir desigualdades regionais e dar oportunidades igualitárias a negros, membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Da Redação

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Atualizado às 12:13

Terminou ontem, em SP, o IX Congresso CAM-CCBC de Arbitragem. Durante dois dias, o evento reuniu a nata da comunidade arbitral. Mais de 400 pessoas estiveram reunidas para debater o futuro da resolução de conflitos, nacionais e internacionais. Foram abordados temas como "Novas Tendências nas Disputas do Setor de Energia", "Arbitragem e Insolvência em Disputas Transnacionais", "Regulando a Arbitragem Societária", "Publicação de Sentenças Arbitrais: O Futuro ou Utopia?", "O Futuro da Arbitragem na Perspectiva das Partes", além de palestras magnas internacionais de Giuditta Cordero-Moss e Bernard Hanotiau. Também foi lançamento o Novo Regulamento de Arbitragem do CAM-CCBC. 

O novo regulamento da entidade traz mecanismos mais modernos de consolidação e desobriga a escolha do árbitro pela lista, porém ela continua sendo importante por promover a diversidade, inclusão e participação novos entrantes no mundo da Arbitragem. "Desde que eu entrei na Instituição em 2015 nós tínhamos 14% de mulheres na lista de árbitros. E hoje eu tenho a honra e o orgulho de dizer que nós temos  com 35,2% de mulheres. Então a lista continua sendo um referência de profissionais chancelados pela instituição e também como uma porta de abertura para novos entrantes com diversidade étnico-racial", explica a presidente, Eleonora Coelho.

Sobre a pauta da diversidade, durante o roundtable New Generation foi instituída a Comissão de Diversidade, que busca reduzir desigualdades regionais e dar oportunidades igualitárias à negros, membros da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

A relevância do tema se mostra latente a partir de breve pesquisa feita durante o evento. Os números mostraram que a comunidade arbitral é elitizada e precisa dessa oxigenação. Entre os participantes, 79% estudaram em escola particular durante a maior parte da vida escolar, 85% teve acesso a ensino de qualidade da língua inglesa, 92% não é PCD, 53% nunca precisou mudar de cidade para ter melhores oportunidades de emprego, 69% nunca foi subestimado profissionalmente por sua região ou cidade, 82% já trabalhou em locais que os maiores cargos eram ocupados por homens e 94% não tem colegas trans no ambiente de trabalho, entre outros privilégios. 

Importante ressaltar que apesar do sistema favorecer certos grupos, o CAM-CCBC volta os olhos para essas minorias adotando medidas afirmativas e aumentado as oportunidades entre os desiguais. Nesta edição, foi possível vem um aumento no número de mulheres e negros entre os participantes e palestrantes. 

Profissionais de diversas localidades também trocaram experiências e discutiram como a tecnologia pode contribuir para as arbitragens internacionais, estimulando o debate entre os agentes estrangeiros. 

Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...