MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tauil & Chequer Advogados reforça área de Petróleo e Gás
Petróleo e Gás

Tauil & Chequer Advogados reforça área de Petróleo e Gás

Escritório contrata Counsel Olavo Bentes David.

Da Redação

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Atualizado às 09:36

Olavo Bentes David ingressou, em 26/9, como Counsel da prática de Petróleo e Gás no Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown. Com mais de 30 anos de experiência na área de Petróleo e Gás, ele traz como diferencial uma visão jurídica e técnica do segmento para assessorar os clientes do escritório nos mais complexos assuntos.

 (Imagem: Divulgação)

Olavo Bentes David(Imagem: Divulgação)

Graduado em Direito e com especialização em Direito do Petróleo e do Gás Natural pela UFRN, também é formado em Geologia pela UnB e pós-graduado em Geofísica para Prospecção de Petróleo pela Universidade Corporativa da Petrobras.

Trabalhou 20 anos como Geofísico de Petróleo na Petrobras nas áreas de aquisição, processamento e Novos Negócios e, ingressando na Advocacia-Geral da União como Procurador Federal em 2006, atuou em cargos relevantes como o de Procurador-Geral Substituto na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o de Consultor Jurídico titular da Pré-sal Petróleo S.A (PPSA).

Na ANP, trabalhou em temas complexos e relevantes para a indústria, como na formulação das resoluções da autarquia e do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que cuidam da regulação da unitização no Brasil e dos debates relacionados à construção do primeiro contrato de partilha de produção brasileiro, o CPP de Libra.

Merece destaque o exercício do cargo de primeiro Consultor Jurídico titular da PPSA entre 2014 e 2022, onde participou da negociação e execução de todos os 19 contratos de partilha de produção assinados no Brasil, da discussão e celebração de mais de 20 Acordos de Individualização da Produção (oito deles já aprovados pela ANP) envolvendo praticamente todas as majors e supermajors do setor e da formulação de inúmeros acordos correlatos a esses importantes contratos.

Ainda na PPSA, contribuiu, com sua experiência técnica e jurídica, para a montagem do modelo de comercialização do Petróleo e do Gás Natural da União atualmente em uso, que permite a venda desses hidrocarbonetos com ou sem a interveniência de um agente comercializador.

Mais recentemente, participou do grupo que construiu o modelo dos leilões dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa, o que resultou na outorga das áreas Búzios e Itapu (primeiro leilão) e Sépia e Atapu (segundo leilão).

Além de palestrante, é autor e coautor de diversos artigos nacionais e internacionais na área de Petróleo e Gás Natural. Foi professor convidado para ministrar aulas em diversos cursos especializados em temas da indústria, como o de pós-graduação em Geofísica da UFRN, o de pós-graduação em Direito do Petróleo da Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis e o de extensão em Direito de Energia do Instituto Brasileiro de Direito de Energia (IBDE).

Tauil & Chequer Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA