MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dia do Evangélico: Feriado de lei distrital não abrange órgão Federal
Feriado

Dia do Evangélico: Feriado de lei distrital não abrange órgão Federal

Foi decidido pelo TRF-1 que a folga vale apenas para a esfera distrital.

Da Redação

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Atualizado às 13:42

O "Dia do Evangélico", feriado instituído pela lei distrital 963/95, é apenas para a esfera distrital, e não se enquadra nas hipóteses de feriado em âmbito Federal, com folga para os servidores destes órgãos.

Neste sentido decidiu a 1ª turma do TRF da 1ª região, ao manter sentença negativa ao pedido da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais.

 (Imagem: Freepik)

Foi decidido pelo TRF-1 que o feriado não se enquadra como dia de folga.(Imagem: Freepik)

No recurso que havia protocolado no TRF-1, a Aner sustentou que a lei distrital 963/95, que instituiu o feriado, se aplica a todos os servidores públicos em exercício no Distrito Federal/DF. Argumentou que é obrigatória a remuneração do trabalho ocorrido no dia do feriado distrital, 30 de novembro, na forma de horas extraordinárias, com acréscimo na razão de 50% da remuneração.

A relatora, desembargadora Federal Maura Moraes Tayer, iniciou a análise do recurso esclarecendo que, após a edição da lei distrital que declarou o feriado, a lei 12.328/10 instituiu o "Dia Nacional do Evangélico" como data comemorativa também no dia 30 de novembro de cada ano, sem declarar o feriado.

O art. 1º, da lei 9.093/95, prosseguiu Maura Moraes, prevê que que são feriados civis "os declarados em lei Federal", "a data magna do Estado fixada em lei estadual" e "os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do município, fixados em lei municipal" (incisos I, II e III), e que "são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a sexta-feira da Paixão".

Remuneração  

Ao examinar toda essa legislação, a relatora verificou que, fora das datas previstas na lei 9.093/95, os feriados estaduais e municipais não se aplicam aos serviços da União no DF, sendo este o entendimento firmado pelo TRF-1, esclareceu a magistrada.

O "Dia do Evangélico", portanto, conforme a decisão, é apenas para a esfera distrital (e não se enquadra nas hipóteses de feriado religioso para fins de reconhecimento como dia de folga aos servidores da esfera federal no DF e, por conseguinte, com direito ao recebimento de remuneração por horas extraordinárias.

Leia o acórdão.

Informações: TRF da 1ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas