MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 2º turno: Quem vencer eleições ocupará Avenida Paulista, decide juiz
Eleições 2022

2º turno: Quem vencer eleições ocupará Avenida Paulista, decide juiz

Manifestação não poderá ocorrer antes do término do horário de votação. Juiz recomendou que se espere até às 20h30.

Da Redação

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Atualizado às 16:57

Em ação civil pública, o juiz de Direito Randolfo Ferraz de Campos, da 14ª vara de Fazenda Pública de SP, decidiu que quem vencer as eleições ocupará a Avenida Paulista.

No próximo dia 30, acontece o 2º turno das eleições para escolha presidencial e estadual. Tendo em vista a disputa pela ocupação da principal avenida de SP, manifestantes buscaram a Justiça.

Nesta quinta-feira, veículos já informavam que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro solicitaram o uso da via e que o diretório paulista do PT enviou um ofício ao comando da Polícia Militar informando a intenção de usar o local.

 (Imagem: Freepik)

Ocupação da Avenida Paulista deverá seguir resultado das eleições.(Imagem: Freepik)

Ao decidir, o juiz ressaltou que tem-se dado o cumprimento de rodízio, "evitando-se embates indevidos que coloquem em risco e prejudiquem o exercício lídimo da liberdade de expressão manifestada de forma escorreita, sempeias, sem perturbações, sem, enfim, aspectos negativos que acabem por contaminar e prejudicar qualquer ambiente saudável imprescindível ao exercício do direito de expressão".

O magistrado, então, ressaltou que não se trata mais de mera sucessão de manifestações no espaço público, mas de manifestação a coroar, no âmbito da manifestação da vontade popular, "processo complexo e demorado, que é o processo eleitoral".

"Foi empregada pelos próprios envolvidos no cenário aqui tratado, pois, em reunião feita em 29.8.22, houve consenso de que, havendo já então vencedor (1º turno), a manifestação na Avenida Paulista seria reservada ao(s) grupo(s) de pessoas aderente(s) ao vencedor."

Assim, decidiu que a ocupação da Avenida Paulista por entes ou movimentos, depois do horário de votação, deverá dar-se conforme estritamente o resultado da eleição, "porque é esse consenso que demonstrou postura madura, equilibrada e respeitosa, tanto à soberania popular como à segurança pública".

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...