MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR questiona no STF revisão de salário de servidores da Justiça de SP
Tratamento distinto

PGR questiona no STF revisão de salário de servidores da Justiça de SP

Entre os argumentos, Aras alega que a medida sobre revisão dos vencimentos estabelece tratamentos distintos entre servidores.

Da Redação

sábado, 29 de outubro de 2022

Atualizado às 09:11

O procurador-geral da República, Augusto Aras, questiona, no STF, a validade de lei do Estado de São Paulo que instituiu revisão anual remuneratória para servidores públicos ativos e inativos do Poder Judiciário estadual. A matéria será discutida na ADIn 7.250, distribuída ao ministro Edson Fachin.

 (Imagem: Rosinei Coutinho)

PGR questiona no STF revisão anual da remuneração dos servidores da Justiça de SP.(Imagem: Rosinei Coutinho)

A lei estadual 12.177/05 fixa em 1º de março de cada ano a data-base para revisão dos vencimentos e proventos dos servidores do Judiciário estadual e para deliberação sobre suas reivindicações. Aras sustenta que o benefício ocasiona tratamento distinto a essa categoria e que a remuneração de todos os servidores públicos somente poderá ser fixada por lei específica, assegurada revisão geral anual sempre na mesma data e sem distinção de índices, conforme previsão constitucional.

Outro argumento é o de que o processo legislativo que resultou na lei não foi iniciado pelo governador, como exige a CF, mas pelo TJ/SP. Segundo ele, a jurisprudência do STF tem consolidado o entendimento de que a revisão geral anual é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas