MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz se indigna com manifestações: "não há vida plena na ditadura"
Intervenção militar?

Juiz se indigna com manifestações: "não há vida plena na ditadura"

Em despacho, ele destaca ser "urgente a tomada de ações concretas e efetivas" pela sociedade e os poderes "ainda constituídos".

Da Redação

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Atualizado às 13:59

O juiz Federal Carlos Felipe Komorowski proferiu despacho no qual se mostrou indignado com as recentes manifestações que, em frente a quartéis das forças armadas, pediam por intervenção militar. "Situação, que já era grave, regrediu para desesperadora", afirmou.

"Não há vida plena na ditadura. Jamais houve e continua não havendo, independente do país, da religião, da etnia ou do viés político, se de direita ou de esquerda."

O juiz atuou no plantão judicial no qual foram deferidas liminares contra os bloqueios em rodovias federais realizados por pessoas insatisfeitas com o resultado da eleição.

 (Imagem: Donaldo Hadlich/Código19/Folhapress)

Juiz protesta contra manifestações que pediram intervenção militar.(Imagem: Donaldo Hadlich/Código19/Folhapress)

O magistrado observou que "a vida é o bem maior reconhecido no ordenamento jurídico internaciona - vida das pessoas, dos animais, das plantas, qualificada pela coexistência harmônica e sustentável", e que esse conjunto de ideias ganhou relevância como defesa ao extermínio nazifascista dos anos 1930 e 1940, tornando-se predominante, sendo, no Brasil, consagrado na Constituição.

Mas, avançados 34 anos, "líderes nazifascistas modernos têm ganhado apoio popular", e cita Bolsonaro, Trump e Putin. "Nazistas, porque espalham a morte com base na discriminação e fascistas, porque buscam a dominação de tudo e de todos."

"Não entendo a adesão das pessoas a líderes desse nível. (...) O que explica o desejo pelo nazifascismo? O desejo de estar sob o jugo de ditadores, indefeso, sem os mecanismos existentes nas democracias para os fracos fazerem valer os seus interesses contra os fortes? O gosto de ser tocado feito gado é uma manifestação de masoquismo?"

O juiz Federal destaca que, principalmente nos últimos 8 anos, a democracia no Brasil foi negligenciada pelo Judiciário e pelo MP, levando a "esse estado de coisas".

Assim, considera que é urgente a tomada de ações concretas e efetivas pela sociedade civil e os Poderes ainda constituídos para resgatar valores elementares, como a vida, a liberdade e a dignidade, "de modo a preservar e fortalecer a democracia".

"São tempos estranhos, de perplexidade, violência e medo. Mas os nazistas e fascistas foram derrotados antes e serão de novo, porque "all of you fascists bound to lose: You're bound to lose!"

Processo: 5010865-80.2022.4.04.7112

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...