MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A pedido da PGR, Gilmar Mendes determina oitiva de Carla Zambelli
Inquérito

A pedido da PGR, Gilmar Mendes determina oitiva de Carla Zambelli

Caberá à PGR e à deputada Federal adotar os meios processuais e as soluções tecnológicas cabíveis para a colheita do depoimento, sob pena de revelia e de prosseguimento das apurações independentemente dos esclarecimentos a serem prestados.

Da Redação

sábado, 5 de novembro de 2022

Atualizado às 15:08

O ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou a oitiva imediata da deputada Federal Carla Zambelli, a ser realizada pela PGR "por intermédio dos meios processuais e das soluções tecnológicas cabíveis, sob pena de revelia e de prosseguimento das investigações independentemente da colheita dos esclarecimentos a serem prestados pela parlamentar federal".

Para o ministro, a oitiva se trata de medida necessária e adequada ao esclarecimento da hipótese investigativa.

 (Imagem: CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS)

Carla Zambelli será ouvida em inquérito.(Imagem: CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS)
A PGR apresentou manifestação no STF por meio da qual requereu a certificação e/ou a juntada aos autos do auto de prisão em flagrante, bem como a oitiva de Carla Zambelli, sem prejuízo de outras diligências eventualmente necessárias ao esclarecimento dos fatos.

Ao analisar o caso, o ministro Gilmar Mendes observou que os crimes possivelmente vinculados à autoridade com foro por prerrogativa de função foram cometidos no exercício do atual mandato de parlamentar federal e em razão de discussões políticas relativas às eleições e ao posicionamento político-partidário da deputada Federal.

Por esses motivos, reconheceu a competência da Suprema Corte para processamento e supervisão das investigações.

"No que se refere especificamente às diligências investigativas requeridas pela PGR, registro que o auto de prisão em flagrante no 1524549-29.2022.8.26.0228 já foi recebido por esta Corte, sendo distribuído por prevenção a esta Relatoria nos autos da PET 10.674, a qual deverá ser encaminhada ao Ministério Público para as providências cabíveis."

Em relação ao pedido de oitiva da deputada Federal Carla Zambelli, o ministro entendeu que se trata de medida necessária e adequada ao esclarecimento da hipótese investigativa.

"Destarte, ainda que tal depoimento já tenha sido prestado em primeiro grau, a reinquirição da parlamentar pelo promotor natural do caso constitui medida útil ao regular desenvolvimento das investigações, razão pela qual deverá ser imediatamente realizada pela PGR, tendo em vista inclusive a relevância do caso e a necessidade de se imprimir um ritmo adequado a este procedimento investigativo, em observância à dimensão objetiva do princípio da razoável duração do processo (art. 5o, LXXVIII, da CF/88)."

O ministro ainda ressaltou que há informações divulgadas pelos meios de comunicação que indicam que a parlamentar se encontra atualmente nos Estados Unidos, "circunstância que certamente não é ignorada por parte da Procuradoria-Geral da República".

Assim, reconheceu a competência do STF e determinou que a PGR faça a oitiva.

  • Processo: Pet 10.665

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA