MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa indenizará homem negativado por financiamento que não firmou
Danos morais

Empresa indenizará homem negativado por financiamento que não firmou

Perícia grafotécnica concluiu que as assinaturas atribuídas ao consumidor eram falsas.

Da Redação

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Atualizado às 15:39

O juiz de Direito José Francisco Matos, do foro de São Caetano do Sul/SP, condenou uma financeira a pagar danos morais de R$ 10 mil e anular contrato de financiamento que consumidor não contratou. O magistrado observou que a assinatura foi falsificada, e que a empresa tem responsabilidade objetiva.

O homem alegou que foi enviado para o endereço do seu pai um carnê de financiamento de uma Hilux, mas que ele não contratou. Formalizou uma carta de contestação e lavrou boletim de ocorrência, e passou a receber ligações diárias de cobrança.

Segundo o homem, ele trabalha na área de bares e restaurante e, em razão da crise econômica provocada pela pandemia de covid-19, procurou crédito para manutenção de seu negócio, que lhe fora negado por positivação de seu nome na Serasa em razão do financiamento.

A financeira, por sua vez, ressaltou que eventuais danos decorrentes dos fatos narrados na petição inicial foram causados por terceiros, o que exclui a sua responsabilidade.

 (Imagem: Freepik)

Homem teve nome negativado por financiamento que não contratou.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado observou que a perícia grafotécnica concluiu que as assinaturas atribuídas ao consumidor eram falsas.

Para o juiz, por ser a empresa fornecedora de produtos e serviços e, como tal, sujeita às disposições do CDC, tem o dever de proporcionar aos seus clientes medidas de segurança efetivas que impeçam a ocorrência de fraudes como a retratada nos autos, e se tais fatos vêm a ocorrer não se pode afastar a sua responsabilidade, tendo em vista a responsabilidade objetiva que a ela se impõe.

"O dano moral, em casos como o dos autos, traduz-se na reação psíquica, no desgosto experimentado pela parte autora, pois é certo que a utilização indevida de seus dados pessoais, em razão de contrato fraudulentamente firmado em seu nome, caracteriza prática abusiva e causadora de dano moral indenizável, capaz de gerar angústia e superar o mero dissabor cotidiano."

Diante disso, julgou procedente o pedido para declarar a nulidade do financiamento, bem como condenar a financeira em R$ 10 mil por danos morais.

O escritório J. E. S. Advocacia atua no caso.

Veja a decisão.

J. E. S. Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas