MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mattos Filho apresenta novo olhar para programa de estágio
Desenvolvimento

Mattos Filho apresenta novo olhar para programa de estágio

Aprimorado, "Jovens talentos" foca no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes; escritório quer incentivar discussões sobre o futuro da carreira jurídica.

Da Redação

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Atualizado às 13:39

O escritório Mattos Filho apresenta nesta semana mudanças no seu programa de estágio, o "Jovens talentos". Focado exclusivamente no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, esta iniciativa, que surgiu em 2015, foi redesenhada a partir de um novo olhar sobre sua finalidade a fim de contribuir, ainda mais, para a formação desses estudantes, considerando que o estágio é o início da jornada profissional.

Entre as principais mudanças estão a redução da carga horária de 6 horas para 5 horas diárias, em formato híbrido, e licença de 15 dias para a preparação para as duas fases do exame da OAB. O escritório também dará a alguns estagiários assentos em um comitê de sócios criado exclusivamente para acompanhar o programa. 

Outra mudança expressiva é que as horas de estágio não serão mais cobradas dos clientes, justamente por serem dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento dos estudantes. "Queremos promover discussões e reflexões sobre o modelo de estágio atualmente vigente no País e, em última instância, sobre a carreira jurídica nos escritórios de advocacia. É momento de pensar sobre como estamos contribuindo para a formação e complementação dos conhecimentos acadêmicos dos nossos estagiários", explica Roberto Quiroga, sócio-diretor do Mattos Filho.

Desta forma, o Mattos Filho repensou o "Jovens talentos" como uma oportunidade para os estudantes vivenciarem a rotina e experimentarem o Direito na perspectiva de um escritório de advocacia empresarial, que tem como objetivo atender demandas complexas e apresentar soluções inovadoras a clientes atuantes em setores diversos. Por isso, a proposta prevê que os estudantes participem de atividades e rotinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, em complemento aos seus programas de graduação.

O projeto ainda terá vagas afirmativas, destinadas a estudantes negros, ex-estudantes de escolas públicas, membros de famílias com renda de até três salários-mínimos e participantes de programas de incentivo educacional, como ProUni e FIES. Também serão mantidos os benefícios já existentes, como plano de saúde e odontológico, vale-transporte, entre outros. Como o estágio gera expectativas em relação ao futuro profissional, faremos a sinalização antecipada sobre a efetivação.

O aperfeiçoamento do programa, segundo Roberto Quiroga, acompanha a evolução de cultura e mentalidade no mercado de trabalho, que caminham juntas com os necessários investimentos em ações voltadas para saúde mental. "Essa nova proposta vai oferecer aos estudantes a oportunidade de focar em atividades e rotinas voltadas para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, em complemento aos seus estudos acadêmicos de modo que possamos contribuir para a formação desses futuros advogados", destaca.

De acordo com Quiroga, ao final do programa, espera-se que os estagiários tenham tido a oportunidade de enriquecer a sua formação, compreender o funcionamento de práticas variadas do Direito e os desafios e possibilidades da profissão, além de desenvolver os valores e habilidades essenciais para o sucesso na carreira. "Tudo isso em sintonia com o momento de vida: única e exclusivamente de estudante", diz. 

Mudanças para aprimoramento do programa já começam a valer em 2023

Todas as alterações do programa "Jovens talentos" serão incorporadas já para a nova turma, cujo processo seletivo está em andamento, com início das atividades previsto para fevereiro de 2023. 

A nova versão do programa de estágio está em linha e reforça 15 ações existentes no escritório, voltadas para saúde mental e bem-estar. Entre elas, destaca-se o Programa Mind, que foi criado em 2019, antes da pandemia, e é uma ação permanente. Por meio do programa, o escritório promove uma série de iniciativas: diálogos mensais relacionados à saúde mental, com a participação de psicólogos e psiquiatras; telepsicologia; serviço Mental Health (com acompanhamento multidisciplinar e atendimento 24 horas por dia); meditação guiada; e canal de acolhimento individual. O Mind conta ainda com um comitê para discutir ações ligadas ao assunto.

"Nosso programa de estágio se propõe a ser um parceiro do estudante no seu desenvolvimento, contribuindo para realizações acadêmicas e profissionais, além de estimular o crescimento profissional, com a premissa que nos guia como instituição, de que desempenho e bem-estar caminham juntos", finaliza Renata Maiorino, diretora de Desenvolvimento Humano do Mattos Filho. Na busca por esse equilíbrio entre desempenho e bem-estar, todos os níveis de atuação nos cargos do Mattos Filho também receberão atenção integral, com novas iniciativas de acompanhamento do desenvolvimento da carreira.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

Mattos Filho