MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST: Caixa pode convocar empregados para trabalho aos sábados
Trabalhista

TST: Caixa pode convocar empregados para trabalho aos sábados

Decisão da 8ª turma vale para ações extraordinárias, como "Feirões da Casa Própria".

Da Redação

domingo, 20 de novembro de 2022

Atualizado em 18 de novembro de 2022 15:02

A 8ª turma do TST decidiu que a Caixa Econômica Federal pode convocar empregados para trabalho aos sábados, a fim de atuarem em ações extraordinárias como os Feirões da Casa Própria. Por maioria, o colegiado julgou improcedente a ação ajuizada pelo sindicato dos bancários de Porto Alegre/RS e região e pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado do Rio Grande do Sul para que a Caixa fosse proibida dessa prática. 

Jornada dos bancários 

A reclamação trabalhista foi ajuizada antes de um evento denominado, "Ação Caixa Melhor Crédito", agendado para 12/5/2012, um sábado. As entidades pediram a concessão de tutela antecipada para impedir o trabalho na data e uma declaração judicial para proibir novas convocações dos empregados para sábados.

O argumento do sindicato e da federação foi de que a prática violaria a CLT. A legislação prevê, em seu art. 224, que bancários devem ter jornada de seis horas contínuas em dias úteis, à exceção dos sábados, num total de 30 horas semanais. A exceção se aplica a quem exerce funções de direção, gerência, fiscalização, chefia e outros cargos de confiança. Também pontuaram que esse tipo de iniciativa não configura necessidade imperiosa do serviço, situação em que a jornada poderia ser ampliada (art. 61 da CLT). 

O juízo da 7ª vara do Trabalho de Porto Alegre/RS rejeitou o pedido, considerando que o trabalho aos sábados não é uma prática habitual na Caixa e que não há impedimentos a ela. Citou, nesse sentido, acordo coletivo que previa a prorrogação da jornada. 

 (Imagem: Freepik)

Caixa pode convocar empregados para trabalho aos sábados.(Imagem: Freepik)

Exceções

Contudo, o TRT da 4ª região reformou a sentença. Para o TRT, a ampliação da jornada somente seria possível nos casos previstos na CLT, e, nas ações comerciais do banco, como o Feirão Caixa da Casa Própria, não há comprovação da necessidade imperiosa de serviço. Por fim, entendeu que os acordos coletivos não podem suprimir a jornada de seis horas diárias e 30 horas semanais.   

Interesses coletivos e sociais

O relator do recurso de revista da Caixa, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, chamou a atenção para os interesses coletivos e sociais que envolvem as ações da Caixa Econômica Federal, "alinhadas a políticas públicas de efetivação de direitos sociais".

Para o ministro, iniciativas como o Caixa Melhor Crédito e os Feirões da Casa Própria têm como foco a redução de juros e a efetivação do direito à moradia, e sua realização aos sábados visa atingir pessoas que não poderiam buscar atendimento ou financiamento no horário bancário normal. 

Outro ponto considerado foi a existência de normas coletivas que possibilitam a prorrogação excepcional da jornada diária e o trabalho aos sábados. Ao restabelecer a sentença, a 8ª turma ressalvou que a decisão não autoriza o trabalho habitual aos sábados, mas apenas de forma extraordinária. 

Confira aqui a decisão.

Informações: TST

Patrocínio

Patrocínio Migalhas