MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente da OAB/SP toma posse no dia 13/4 e reafirma disposição de agilizar a justiça

Presidente da OAB/SP toma posse no dia 13/4 e reafirma disposição de agilizar a justiça

X

Da Redação

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Atualizado às 07:39


Posse

D'Urso toma posse no dia 13/4 e reafirma disposição de agilizar a justiça

Para cumprir seu segundo mandato, Luiz Flávio Borges D'Urso, toma posse novamente no cargo de presidente da OAB/SP no próximo dia 13/4, às 19h30, no Palácio de Convenções do Anhembi. Reeleito para o triênio 2007/2009, D'Urso venceu as eleições realizadas em novembro do ano passado com 50,13% dos votos - 62.841 sufrágios de um total de 125.350 advogados aptos a votar. Estão confirmadas as presenças do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab; do Advogado Geral da União, José Antonio Dias Tofolli, do presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi, entre outras autoridades.

Reconduzido no cargo com uma proposta inovadora, o presidente D'Urso irá reafirmar nessa sessão solene seu compromisso de trabalhar para melhorar o Sistema Judiciário de São Paulo, beneficiando não só os 250 mil advogados inscritos na OAB/SP, mas toda a sociedade do maior Estado da Federação que, paradoxalmente, tem um Judiciário com uma série de deficiências. Conforme D'Urso, reverter esse quadro implica no ataque a três frentes: aumentar de 6% para 8% o repasse do Executivo para o Judiciário; instalar uma gestão profissionalizada no Judiciário, com meta de conquistar a certificação ISO 9001; e mudar a cultura dos tribunais, que reforça a imagem clássica do serviço público burocratizado.

"O quadro atual do Judiciário paulista impede os advogado de trabalhar eficazmente e adia a reparação esperada pelo jurisdicionado a um dano sofrido", avalia D'Urso. Precisamos - analisa o presidente da Ordem - promover uma vazão mais célere aos 17 milhões de processos que tramitam na Justiça paulista, onde uma ação demora sete anos para chegar o veredicto, apesar dos esforços de todos os operadores - magistrados, promotores, serventuários e advogados. "É preciso destravar a máquina e isso se faz com propostas claras e audaciosas, além de aportes financeiros. É falácia querer reduzir a quantidade de recursos apenas comprimindo as garantias constitucionais do cidadão", sentencia.

Para contribuir para a solução da grave questão dos recursos, D'Urso aponta o cumprimento da Emenda 45 (clique aqui), que estabeleceu a obrigatoriedade de todas as custas processuais permanecerem no Judiciário. "Pela angústia dos magistrados, promotores, serventuários, advogados e da sociedade paulista estamos mobilizando a força dos 250 mil advogados para formular gestões políticas e articular um grande pacto entre os Poderes para que possamos ter uma nova justiça no Estado de São Paulo", ressalta.

Independentemente dessas ações de longo prazo, a OAB/SP encaminhou, recentemente, ao presidente do TJ/SP, desembargador Celso Limongi, uma lista com 13 sugestões para melhoria da Justiça paulista. "Esse rol de contribuições abrange todos os obstáculos que emperram o maior sistema judiciário do país: mão-de-obra, informatização, recursos, procedimentos, legislação e autonomia financeira. Isso porque ninguém suporta mais conviver com tamanho descaso, que atravanca toda a fluidez da rotina socioeconômica de São Paulo", afirma D'Urso.

Também tomam posse no dia 13 de abril toda a Diretoria da OAB/SP: a vice-presidente, Márcia Regina Machado Melaré; o secretário-geral, Arnor Gomes da Silva Júnior; o secretário-geral adjunto, José Maria Dias Neto; e o diretor-tesoureiro Marcos da Costa e a diretora adjunta da Mulher Advogada, Tallulah Kobayashi Carvalho, os 90 conselheiros seccionais e a Diretoria da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) , formada por Sidney Uliris Bortolato Alves, presidente; Kozo Denda, vice-presidente; Laerte Soares, secretário geral; Luiz Ricardo Marcondes Martins, secretário adjunto; Célio Luiz Bitencourt, tesoureiro.

__________________

________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA