MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP valida cláusula de não competição em cessão de cotas
Sociedade

TJ/SP valida cláusula de não competição em cessão de cotas

Cedentes ficam impedidos de concorrer por 10 anos.

Da Redação

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Atualizado às 10:22

A 1ª câmara reservada de Direito Empresarial do TJ/SP reconheceu a validade de uma cláusula de não competição, pelo período de 10 anos, estipulada em contrato de cessão de cotas em uma sociedade do setor de tecnologia. A decisão confirma sentença proferida pela juíza de Direito Renata Mota Maciel, da 2ª vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem Central.

Tal dispositivo contratual impede que, pelo prazo estipulado, os cedentes e a interveniente anuente concorram, direta ou indiretamente, no ramo de salas cofre e salas seguras para determinados segmentos, sob pena de multa de R$ 15 milhões.

As signatárias moveram uma ação de nulidade, argumentando que a cláusula só deveria surtir efeito caso houvesse o cumprimento das obrigações acessórias impostas à empresa cessionária, consistentes na parceria comercial e pagamento de royalties.

 (Imagem: Freepik)

Cedentes ficam impedidos de concorrer por 10 anos.(Imagem: Freepik)

No entanto, não foi esse o entendimento da Justiça, com base no próprio contrato. "A redação das cláusulas sempre previu, de forma condicionada, a possibilidade de exploração da tecnologia pela cessionária, o que se insere no âmbito de alocação lícita de riscos ponderada por partes experientes atuantes na área, o que certamente foi ponderado pelos signatários do instrumento, bem como pela equipe técnica que os assessoraram", escreveu o relator do acórdão, desembargador Azuma Nishi.

"Portanto, a exploração da tecnologia cedida pelos apelantes à apelada não se trata de obrigação contraída pela cessionária, o que daria amparo à aplicação da teoria da exceção de contrato não cumprido, mas de faculdade reservada a esta, que, apesar de terem frustradas as expectativas dos cedentes, foi licitamente prevista e anuída por partes capazes e com expertise em seu âmbito de atuação", concluiu o relator.

Veja a decisão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas