MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Urbano Vitalino incorpora banca de SP e amplia atuação especializada
Expansão

Urbano Vitalino incorpora banca de SP e amplia atuação especializada

Com mais de 1.200 colaboradores e filiais em 13 capitais, além de presença internacional, Urbano Vitalino Advogados incorpora a banca Thomazinho, Monteiro, Bellangero & Jorge, reconhecida pela atuação em operações de M&A e causas complexas de Direito Tributário, Ambiental, Trabalhista, Cível, Digital, entre outras.

Da Redação

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Atualizado às 13:38

Ontem (30/11), o Urbano Vitalino Advogados anunciou a incorporação da banca Thomazinho, Monteiro, Bellangero & Jorge Sociedade de Advogados (TMBJ). A operação representa passo estratégico de sua trajetória de expansão e reforça sua atuação em causas complexas do Direito Empresarial.

Nascido no interior de Pernambuco há 85 anos e famoso por ter criado a Carol, a primeira advogada virtual da América Latina segundo a IBM, o Urbano Vitalino possui mais de 1.200 colaboradores e foi a banca que mais cresceu em 2021, de acordo com a Análise Advocacia 500, mantendo atuação em todo o território nacional, com unidades em 13 capitais, além de ter operações em outros países da América Latina, da Europa, dos Estados Unidos e da África. Com investimentos massivos em tecnologia e pioneiro em legal design - a aplicação de processos de design no desenvolvimento de soluções para melhorar produtos jurídicos - o escritório é reconhecido por sua atuação nas áreas do direito consultivo e contencioso. Entre seus clientes, estão empresas do porte de Itaú Unibanco, Bradesco, Enel, Light, Vivo, Carrefour, Casas Bahia, Totvs e Amil.  

Já o TMBJ, que será integrado à estrutura organizacional do Urbano Vitalino, é formado por 25 advogados de diferentes especializações e se notabiliza pelo seu conhecimento aprofundado em serviços de crescente demanda por empresas, como a estruturação de fusões, aquisições e joint ventures, área em que assessorou 14 projetos em 2021, com valores aproximados de R$ 1 bilhão. A banca também é reconhecida por sua atuação junto a companhias internacionais e pelo atendimento personalizado em áreas críticas do direito empresarial, como ambiental, trabalhista, tributária, cível e digital. Com esse posicionamento, o TMBJ atende clientes em setores diversos da economia, como telecomunicações, seguros, bens de consumo, automotivo, agronegócio e financeiro.

"O foco principal dessa incorporação está em trazer novos sócios que fortaleçam nossa atuação na advocacia especializada. Esse é um movimento relevante da nossa estratégia de expansão, pois aumenta nossa expertise em algumas áreas, nos dá acesso a novos clientes e fortalece o atendimento das demandas empresariais de forma integral, dos serviços consultivos aos contenciosos", explica Urbano Vitalino Neto, sócio-presidente do Urbano Vitalino Advogados, escritório que registrou expressivo crescimento inclusive nos anos da pandemia, aumentando seu quadro de colaboradores de 553, em 2018, para 1.208, em 2022, um aumento de 118% no período.  

O atual líder do Urbano Vitalino Advogados é o único membro da família fundadora remanescente na direção do escritório e há anos se dedica à identificação de oportunidades de crescimento por meio da união com bancas de destaque em diferentes áreas do direito. A incorporação do TMBJ faz parte de uma estratégia que já teve, em 2016, a aquisição das bancas Palma e Alonso e Koerner Neto Advogados. Além de conhecimento técnico complementar ao repertório que já possui em casa, o alinhamento de valores é um critério importante nos acordos, como atesta Ricardo Thomazinho, sócio-administrador do Thomazinho, Monteiro, Bellangero & Jorge Sociedade de Advogados.

"A questão fundamental que nos atraiu para o negócio foi a afinidade. Nossa cultura empresarial é de primazia pela qualidade, buscando sempre pessoas com a melhor formação. E sentimos que isso também faz parte da cultura do Urbano Vitalino. Além disso, fomos atraídos pelo seu DNA em tecnologia, pela sua capilaridade, que nos permite ofertar serviços especializados em outras regiões do país e do mundo, e pela complementariedade muito forte entre nossas equipes, o que abre oportunidades de geração de receitas adicionais nos atuais clientes de ambos os escritórios, acelerando nosso crescimento", diz Thomazinho.

Paralelamente à integração dos novos sócios e profissionais advindos do TMBJ, o Urbano Vitalino segue com os esforços para fortalecer sua atuação no mercado de advocacia especializada, com foco na atração de talentos para as áreas de direito público e de atendimento ao mercado de capitais, entre outras. Por outro lado, para atender à demanda por serviços de contencioso em todo o país, o escritório busca incessantemente parceiros com o conhecimento das estruturas judiciais das diversas regiões do país. Para dar eficiência e unidade a essa operação complexa, investe em tecnologia e desenvolve sua cultura corporativa.

"O meu foco, hoje, é melhorar continuamente nossa prestação de serviço, com base na atração de talentos e em dar condições para que nossos profissionais resolvam os problemas dos clientes. Nossa prioridade é criar um clima organizacional que permita que cada um atinja os melhores resultados", diz Urbano Vitalino Neto.

Prova de que esse esforço está dando certo é que o Urbano Vitalino Advogados foi selecionado, nos últimos 12 anos, como uma das melhores empresas para se trabalhar, na área do direito, pelo Great Place to Work.

 (Imagem: Divulgação)

Urbano Vitalino Neto(Imagem: Divulgação)

Expoentes da advocacia especializada

O Urbano Vitalino atende a demandas especializadas e contenciosas, de diferentes segmentos econômicos, como securitário, bancário e de energia. Em agosto de 2022, por exemplo, assessorou a venda de uma empresa do setor de energia por cerca de R$ 2 bilhões. É responsável, ainda, por todas as demandas tributárias, nas regiões Norte e Nordeste, de um gigante do varejo mundial. Com a incorporação do TMBJ, o escritório consolida sua capacidade de atuação em causas especializadas e complexas, nacionais e para empresas internacionais.

Sócio da TMBJ até se tornar um sócio do Urbano Vitalino Advogados, Ricardo Thomazinho é um bom exemplo do alto nível de formação e experiência que se somará ao escritório. Formado em 1999 e com doutorado pela mais famosa escola superior da área no Brasil, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, conhecida como a Faculdade do Largo São Francisco, ele atuou por sete anos como professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e há 23 anos formou sua própria banca advocatícia. Nessa trajetória, se notabilizou por seu conhecimento em direito societário, assessorando operações de compra, venda e fusão de empresas. Recentemente, por exemplo, conduziu a venda de duas empresas do agronegócio (AGP e Cultivar) e realizou a compra da participação dos minoritários de um grupo francês que atua em terceirização de mão de obra, além de uma aquisição de aterro sanitário por uma empresa do ramo.

Silvia Rebello Monteiro, por sua vez, é a sócia responsável pela área trabalhista. Eleita pela revista Análise 500, desde 2015, como uma das advogadas mais admiradas na área trabalhista, é graduada da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2003, especializada em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica, em 2013, e pós-graduada nas mesmas áreas pela FGV em 2022. 

"As principais fortalezas de nossa equipe são o profundo conhecimento técnico em temas diversos e a capacidade de endereçar solução rápida para todo o tipo de demanda do cliente, seja consultiva ou contenciosa, ensejando um percentual de êxito e satisfação muito acima das médias de mercado", afirma Silvia. "Identificamos como principais tendências de mercado o interesse das empresas em investir na parte preventiva e evitar o contencioso, utilizando profissionais que conheçam o processo produtivo do cliente e que atuem como parceiro do próprio negócio. Com a união com o Urbano Vitalino poderemos utilizar a tecnologia diferenciada existente no escritório e a estrutura nacional para difundir o tipo de serviço individualizado e personalizado para os clientes do escritório em todo o território nacional", conclui.  

Sergio Bellangero é o sócio que chega para reforçar a área cível. Formado pela faculdade de direito da PUC-SP, pós-graduado em direito processual civil, direito empresarial e direito contratual, além de ex-professor assistente da cadeira de Processo Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bellangero sempre atuou em processos judiciais de grande relevância, representando clientes nacionais e internacionais. "A união dos dois escritórios trará, certamente, maior visibilidade do trabalho de todos os profissionais, além de possibilitar uma maior abrangência em nível nacional e internacional", destaca o sócio.

Para a área Tributária, o Urbano Vitalino agora conta com a sócia Cristiane Silva Costa. Graduada pela USP, é mestre em direito tributário pela PUC/SP e foi conselheira do CARF por 10 anos, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente do Tribunal Administrativo. "Esperamos ampliar nossa capacidade de atendimento aos clientes, mantendo a personalização e nível técnico quanto aos processos tributários administrativos, judiciais e consultoria", afirma Cristiane.

Outra área da advocacia especializada que será fortalecida com a incorporação é de direito digital e integridade, cuja demanda crescente nas empresas acompanha o movimento de transformação digital dos negócios. No TMBJ, essa área era liderada por Marcello Junqueira Franco Cunha, com atuação multidisciplinar, graduado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2003, com especialização em finanças e direito societário pelo Insper, e em direito dos contratos pelo CEU Law School. "Demandas para implantação de programas de integridade, englobando compliance, governança corporativa, privacidade e proteção de dados pessoais, entre outros temas correlatos, dominaram a pauta empresarial nos últimos tempos, como ainda continuarão a demandar nos próximos anos, a fim de mantermos o processo de melhoria contínua do nosso ambiente corporativo e de desenvolvimento profissional, agregando mais valor e segurança jurídica para atuação das empresas", diz Cunha. "Acredito muito no crescimento de demandas relacionadas à chamada Economia 4.0, que tem como núcleo de atuação pautas de inovação, tecnologia e modelos disruptivos de negócios. Web3, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada, Metaverso, Blochchain, Criptoativos e NFTs, Smart Contracts, Satrtups, Games, eSports, entre outros tantos temas, passarão, cada vez mais, a fazer parte do nosso dia a dia e certamente demandarão apoio e suporte ao seu desenvolvimento", conclui.

Por fim, o direito ambiental será reforçado no Urbano Vitalino com a chegada de Ana Carolina Famá. Graduada em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em biologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), e com doutorado em ciência ambiental pela USP, Famá acumula experiência de quinze anos de atuação especializada nessa área, atendendo a grandes empresas e com passagem pelo Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

"Nossa atuação abrange todas as áreas do direito ambiental, mas cada vez mais temos uma abordagem preventiva, assessorando a adequação de processos internos para evitar contingências e eliminar passivos ambientais", diz a advogada. "Com a união com o Urbano Vitalino esperamos ampliar nossa atuação para áreas correlatas, como ESG, usando nosso atendimento personalizado para a solução de casos complexos e interdisciplinares", completa Famá.

Urbano Vitalino Advogados