MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. O advogado Zanon de Paula Barros lança a obra "Luz e Sombra"

O advogado Zanon de Paula Barros lança a obra "Luz e Sombra"

Da Redação

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Atualizado em 13 de abril de 2007 08:34


Lançamento

O advogado Zanon de Paula Barros lança hoje a obra "Luz e Sombra"

Dia : 20 de abril de 2007 (hoje)
Horário : 19h30
Local : Casa das Rosas
Endereço : Avenida Paulista, 37 - São Paulo - SP

  • Os livros autografados serão distribuídos gratuitamente para entidades e bibliotecas durante o evento


Em Luz e Sombra, o fotógrafo autodidata Zanon de Paula Barros, e também advogado, sócio do escritório Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados, resgata cenários da arquitetura histórica colonial brasileira. Por entre fendas e janelas, passam fachos de luz que nos conduzem a cidades como São Luiz/MA, Belém/PA, São Paulo e São Luiz do Paraitinga/SP, Rio de Janeiro/RJ, Mariana e Diamantina/MG.

São cerca de 90 fotos em que construções e natureza se revelam a partir do contraste entre luz e sombra. Posicionando-se no interior desses locais, o artista enquadra em molduras negras cenas e paisagens que nos são familiares. Para realizar o jogo de luminosidade em que apóia seu trabalho, o fotógrafo diz buscar inspiração em pintores barrocos - sobretudo em Rubens e Rembrandt.

Sempre atento ao binômio luz/sombra, o autor lançou, em 2003, o livro "Retratos do Brasil Sudeste" - que trazia imagens da natureza e do casario colonial.

Luz e Sombra, que contou com o apoio da Lei Rouanet e patrocínio da Transmissoras Brasileiras de Energia (TBE), será lançado no dia 20 de abril, às 19h30, na Casa das Rosas. Além de autografar os exemplares, Zanon fará um bate-papo com o público sobre seu percurso na fotografia e a realização deste trabalho.

Participarão do evento entidades culturais e filantrópicas que tenham a fotografia como mote de seu trabalho. Entidades ligadas à fotografia e bibliotecas interessadas em adquirir o livro podem fazê-lo gratuitamente pelo telefone (11) 3023.3040 r. 204, na Kavantan & Associados - Projetos e Eventos Culturais.

O autor

Advogado da área tributária e sócio do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, Zanon de Paula Barros descobriu sua paixão pela fotografia durante a adolescência, quando utilizava uma câmera Kapsa (tipo caixote), com apenas duas regulagens: instantâneo/pose e perto/longe. Comprou, aos 21 anos, seu primeiro equipamento, uma Yashica,- trocada, em 1973, por uma Canon FTB usada. Atualmente, Zanon trabalha com uma Canon EOS 1DS digital.

A primeira exposição veio aos seus 54 anos, em 1993, na Associação de Artistas de Santo Amaro, em São Paulo, quando foi premiado com a medalha de prata. No ano seguinte, recebeu menção honrosa. Em março de 2006, a exposição de suas fotos reinaugurou o espaço cultural do Supremo Tribunal de Justiça.

O patrocinador

As empresas do grupo Transmissoras Brasileiras de Energia (TBE), detentoras de mais de 2 mil quilômetros de linhas de transmissão, estão presentes nos Estados do Pará, do Maranhão e de Santa Catarina. O incentivo a Luz e Sombra se insere no programa de ações voltadas para o desenvolvimento social, ambiental e cultural realizado pela TBE.

 

 

 

 

_____________