MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Seminário debate modernização do sistema brasileiro de patentes
Evento

Seminário debate modernização do sistema brasileiro de patentes

Realizado pela Abinee, evento acontece dia 16/12, 9h30, pelo Zoom.

Da Redação

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Atualizado às 07:34

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) realiza nesta sexta-feira (16/12), a partir das 9h30, o webinar "O desenvolvimento do sistema de patentes brasileiro à luz do Projeto de Lei 2056/2022". O evento, que tem o apoio do escritório Licks Attorneys, é aberto ao público e pode ser acompanhado on-line, através da plataforma Zoom.

O PL 2056/2022, de autoria do deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), altera a Lei nº 5.648 de 1970 (que criou o Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI) e a Lei nº 9.279, de 1996 (a Lei da Propriedade Industrial - LPI), que regula direitos e obrigações relativos às patentes de invenções.

As medidas sugeridas no PL buscam modernizar o sistema brasileiro de patentes, defasado em comparação aos dos países que competem conosco. A eficácia na concessão de patentes, a cargo do INPI, está diretamente ligada tanto ao incremento da pesquisa e inovação no país como ao investimento em novas fábricas e serviços modernos ainda não disponíveis no Brasil, tanto para o mercado nacional como para exportação.

Painelistas

Humberto Barbarto, presidente da Abinee, fará a abertura do webinar. Em seguida, Otto Licks, sócio do Licks Attorneys, apresentará os principais pontos do PL 2056/2022.

O seminário está dividido em quatro painéis. O primeiro deles, "A importância do sistema de patentes para a indústria das tecnologias de informação e comunicação", reunirá o advogado Luis Felipe Salomão Filho, vice-presidente da Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica da OAB/RJ e sócio do Salomão, Kaiuca, Abrahão, Raposo e Cotta Sociedade de Advogados, e Zhijian Wu, diretor de Propriedade Intelectual (Américas) da multinacional chinesa Huawei.

O segundo painel abordará "Os instrumentos do projeto de lei 2056/2022 para a preservação da exclusividade do exercício da jurisdição brasileira pelo poder judiciário nas esferas estaduais e federais", temas que serão debatidos por Celso Albuquerque, professor doutor de Direito Constitucional e membro do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da UNIRIO, além de Procurador Regional da República, e pelo advogado Rodolfo Barreto, coordenador da Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica da OAB/RJ e sócio do Licks Attorneys.

Em seguida, a desembargadora aposentada Liliane Roriz, presidente da Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica da OAB/RJ e sócia do Licks Attorneys, comandará o terceiro painel ("O exercício de excluir terceiros"). O quarto e último painel tem como tema "Consequências da inclusão de tecnologias patenteadas em padrões tecnológicos", e contará com Ícaro Leonardo da Silva, diretor de Propriedade Intelectual da Ericsson, e Carlos Aboim,  sócio do Licks Attorneys. O encerramento será feito por Regis Arslanian, embaixador aposentado e sócio do Licks Attorneys.

Programação, clique aqui.

Inscrições, clique aqui.

 

 


LICKS ATTORNEYS

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA