MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ mantém multa de moradora que estava com hidrômetro quebrado
Multa

TJ/RJ mantém multa de moradora que estava com hidrômetro quebrado

Colegiado considerou estar presente todos os elementos para confirmar a presunção de regularidade do serviço público de fiscalização fornecido.

Da Redação

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Atualizado às 18:40

A 4ª turma do conselho recursal dos Juizados Cíveis e Criminais do TJ/RJ validou multa aplicada a moradora que estava com o hidrômetro de sua residência quebrado. O colegiado, por unanimidade, concluiu que laudo o qual fundamentou a referida irregularidade continha descrição detalhada e fotografias que comprovaram o fato.

Consta nos autos que uma mulher foi multada após fiscalização identificar que a cúpula do hidrômetro do imóvel estava quebrada. Na Justiça, a mulher pleiteou a nulidade da cobrança. Em defesa, a empresa responsável pelo saneamento básico local sustentou ser legítima a cobrança de multa, diante da identificação de irregularidade.

Na origem, o juízo determinou o cancelamento das multas. Inconformada, a empresa interpôs recurso da decisão.

 (Imagem: Leo Burgos/Folhapress)

TJ/RJ valida multa de moradora que estava com cúpula do hidrômetro quebrado.(Imagem: Leo Burgos/Folhapress)

Ao analisar o caso, o juiz de Direito José Guilherme Vasi Werner, relator, considerou que o procedimento de apuração da irregularidade adotada pela empresa fiscalizadora atende aos requisitos definidos pelo STJ, no Tema 699. E, segundo ele, o precedente do Tribunal da Cidadania "pode ser aplicado ao caso por analogia, já que presentes todos os elementos para confirmar a presunção de regularidade do serviço público fornecido".

No mais, destacou que o laudo o qual alegou a referida irregularidade continha descrição detalhada "do que foi encontrado, inclusive com fotografias da irregularidade"Nesse sentido, reformou a sentença para validar a multa.

O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento. 

O escritório Silva Matos Advogados atua na causa.

Leia o voto do relator.

Silva Matos Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas