MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ mantém multa de moradora que estava com hidrômetro quebrado
Multa

TJ/RJ mantém multa de moradora que estava com hidrômetro quebrado

Colegiado considerou estar presente todos os elementos para confirmar a presunção de regularidade do serviço público de fiscalização fornecido.

Da Redação

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Atualizado às 18:40

A 4ª turma do conselho recursal dos Juizados Cíveis e Criminais do TJ/RJ validou multa aplicada a moradora que estava com o hidrômetro de sua residência quebrado. O colegiado, por unanimidade, concluiu que laudo o qual fundamentou a referida irregularidade continha descrição detalhada e fotografias que comprovaram o fato.

Consta nos autos que uma mulher foi multada após fiscalização identificar que a cúpula do hidrômetro do imóvel estava quebrada. Na Justiça, a mulher pleiteou a nulidade da cobrança. Em defesa, a empresa responsável pelo saneamento básico local sustentou ser legítima a cobrança de multa, diante da identificação de irregularidade.

Na origem, o juízo determinou o cancelamento das multas. Inconformada, a empresa interpôs recurso da decisão.

 (Imagem: Leo Burgos/Folhapress)

TJ/RJ valida multa de moradora que estava com cúpula do hidrômetro quebrado.(Imagem: Leo Burgos/Folhapress)

Ao analisar o caso, o juiz de Direito José Guilherme Vasi Werner, relator, considerou que o procedimento de apuração da irregularidade adotada pela empresa fiscalizadora atende aos requisitos definidos pelo STJ, no Tema 699. E, segundo ele, o precedente do Tribunal da Cidadania "pode ser aplicado ao caso por analogia, já que presentes todos os elementos para confirmar a presunção de regularidade do serviço público fornecido".

No mais, destacou que o laudo o qual alegou a referida irregularidade continha descrição detalhada “do que foi encontrado, inclusive com fotografias da irregularidade”Nesse sentido, reformou a sentença para validar a multa.

O colegiado, por unanimidade, acompanhou o entendimento. 

O escritório Silva Matos Advogados atua na causa.

Leia o voto do relator.

Silva Matos Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...