MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estado do RJ indenizará família de cabo da Aeronáutica morto por PM
Responsabilidade

Estado do RJ indenizará família de cabo da Aeronáutica morto por PM

Colegiado concluiu que imagens das câmeras de segurança comprovaram que o falecido obedeceu ao comando policial.

Da Redação

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Atualizado às 10:07

A 25ª Câmara Cível do TJ/RJ condenou o Estado do Rio de Janeiro a indenizar família de cabo da Aeronáutica morto por PM. O colegiado concluiu que houve falha da atuação do agente público, o qual alvejou a vítima sem qualquer justificativa. 

Consta nos autos que o policial militar, em serviço, atirou e matou sem propósito em um cabo da força aérea brasileira, ao abordá-lo quando ingressava em um ônibus. A vítima discutia com a namorada em um ônibus quando foi abordado e alvejado pelo agente público. Em defesa, o Estado do Rio de Janeiro sustenta que o ato ocorreu por legítima defesa putativa, considerada excludente de responsabilidade.

Na origem, o juízo de 1º grau negou indenização aos familiares do cabo. Incoformados, eles recorreram da decisão sustentando que as filmagens são claras ao demonstrar que a vítima obedeceu aos comandos sem realizar movimento brusco contra o policial militar.

 (Imagem: SO Nery / Força Aérea Brasileira)

Estado do Rio de Janeiro deve indenizar família de cabo da aeronaútica morto por PM.(Imagem: SO Nery / Força Aérea Brasileira)

Ao analisar o caso, desembargadora Marianna Fux, relatora, destacou restou comprovada a falha da atuação do agente público. "A dinâmica dos fatos está claramente demonstrada por intermédio dos depoimentos das testemunhas e das imagens do circuito interno do coletivo, os quais comprovam a responsabilidade do agente público pela morte de ---", afirmou.

No mais, com base nas declarações prestadas por testemunhas, a magistrada concluiu que a vítima não ofereceu resistência, tampouco realizou movimento brusco a gerar a impressão de que sacaria arma e colocaria em risco a integridade física do policial militar. Concluiu, assim, que houve atuação danosa do policial miliar ao abordar e atirar no homem.

"Ainda que as imagens das câmeras de segurança comprovam que o falecido estava se dirigindo à escada do coletivo, em obediência ao comando policial, com as mãos abaixadas e a carteira em uma delas e, apenas após ser alvejada, a vítima levanta uma das mãos com a carteira."

Nesse sentido, condenou o Estado do Rio de Janeiro a indenizar a família da vítima na quantia de R$ 50 mil de dano moral a cada irmão e R$ 100 mil para a genitora e o filho. A decisão fixou, ainda, pensão mensal em favor da genitora até a data em que a vítima completaria 70 anos de idade ou o falecimento da beneficiária, o que ocorrer primeiro.

O escritório João Bosco Filho Advogados atua na causa. 

Leia o acórdão.

João Bosco Filho Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas