MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Abraham Weintraub não será indenizado por texto postado no Brasil 247
Liberdade de imprensa

Abraham Weintraub não será indenizado por texto postado no Brasil 247

A sentença não constatou violação de honra e imagem, uma vez que o ex-ministro está sujeito a críticas e cobranças da sociedade na condição de pessoa pública.

Da Redação

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Atualizado em 27 de dezembro de 2022 08:36

A 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão da juíza de Direito Renata Meirelles Pedreno, da 2ª vara Cível de Cotia/SP, negando indenização e direito de resposta a ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, por suposta violação à honra e imagem em reportagem veiculada pelo site de notícias, Brasil 247.

Publicada em março de 2020, a notícia citou insultos de Weintraub a um famoso médico, além de ataques a professores e estudantes. O ex-ministro alegou que os termos utilizados na reportagem e as alegações ultrapassaram os limites da liberdade de imprensa. No entanto, o relator do recurso, desembargador Rui Cascaldi, pontuou que autor não ofereceu nenhum argumento capaz de alterar a decisão de 1º grau.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Abraham Weintraub, ex-ministro da educação, tem pedido de indenização negado após alegar ter sua honra e sua imagem violados.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

A sentença não constatou a violação à honra e imagem, uma vez que o ex-ministro da educação, na condição de pessoa pública, está sujeito a críticas e cobranças oriundas da sociedade, desde que sem excessos, o que constitui exercício da garantia fundamental de liberdade de expressão, prevista na CF/88.

Conforme trecho da sentença recorrida destacado no acórdão, "o próprio autor se manifesta nas redes sociais de forma acalorada em assuntos polêmicos, e se refere a pessoas de formas pouco respeitosas, de modo que não lhe é dado, portanto, exigir que a ele se refiram de forma mais branda que aquela por ele manifestada, de modo que inexistente, pois, qualquer abalo moral passível de indenização ou direito de resposta". Também foi negada a exclusão da reportagem do site.

"Nem mesmo o autor desmente ter dito em relação ao famoso médico e cujo texto, com toda a vênia, apenas contém notícia de críticas que o autor fez, de modo público em suas redes sociais, que são abertas, ao profissional da saúde, situação que nada de excepcional é a ensejar a indenização pretendida ou o direito de resposta postulado."

O escritório Zanin Martins Advogados atua na defesa do site de notícias. 

Leia o acórdão.

Zanin Martins Advogados

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...