MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Startup Law: Direito e Economia do Conhecimento"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Startup Law: Direito e Economia do Conhecimento"

Por meio da obra, o leitor encontrará ajuda para desenvolver uma compreensão realista dos aspectos jurídicos das startups.

Da Redação

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Atualizado às 10:52

A obra "Startup Law: Direito e Economia do Conhecimento" (Instituto Ideia Brasil - 242p.), de autoria de João Falcão, foi concebida e organizada para uma leitura linear, do começo ao final, mas também para consulta a partes específicas, em busca de orientação.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

O livro coloca a startup como personagem principal.

As startups são uma nova forma de organização a ser estudada. A história de cada startup apresenta particularidades, mas há um caminho que se repete. Quanto mais conhecido for este caminho, melhor para todos nós.

No Brasil, o fomento à expansão de uma economia baseada no conhecimento e movida pela rápida expansão nunca foi tão necessário. Meu objetivo é despertar sua atenção para as questões mais relevantes na vida das startups empresas inovadoras, emergentes, de crescimento escalável e exponencial, com diferencial competitivo intensivo em conhecimento.

Nos dedicamos a compartilhar este conteúdo para aliviar o fardo que a legislação impõe às startups. Queremos um ecossistema de startups mais consciente dos seus desafios.

O texto, escrito em linguagem simples e coloquial, busca se comunicar com pessoas sem qualquer formação jurídica. A obra conta com algumas das mentes mais brilhantes do Brasil e dos EUA sobre o tema. A responsabilidade pelas ideias e afirmações aqui compartilhadas é 100% do autor.

Citações de nomes de pessoas e lugares ou a eventual menção de datas são meramente ilustrativas. O propósito deste livro não é documental e sim pedagógico.

Este livro é para quem participa ou deseja participar do ecossistema de startups brasileiro. O livro evita o juridiquês, a linguagem rebuscada e erudita; mas tem rigor e referências do mais alto padrão acadêmico, para eventual aprofundamento temático, quando desejado.

O leitor encontrará ajuda para desenvolver uma compreensão realista dos aspectos jurídicos das startups. 

O conteúdo vai além do texto. Dedicamos boa parte do nosso tempo de pesquisa e de criação à elaboração de desenhos e ilustrações. São ferramentas visuais concebidas para fácil compreensão do tema e, quando for o caso, para uma melhor tomada de decisão. Figuras, cores e formas são partes integrantes do conteúdo, do método e do aprendizado deste livro. Preste atenção nos desenhos e ilustrações. Eles dizem muito.

Sobre o autor:

João Falcão é mestre e pesquisador Harvard Law School e FGV Direito-Rio. Doutorando em Engenharia de Software (CIn/UFPE). Sócio-fundador de startups.

-----

Ganhadores: 

  • Keity Symonne dos Santos Silva, de Bauru/SP;
  • Andrea Silvia Cardoso Verotti, de SP; e
  • Renan Morais Sodré, de Belo Horizonte/MG.