MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF pede inquérito no STF para apurar condutas de Ibaneis e Torres
Atos antidemocráticos

MPF pede inquérito no STF para apurar condutas de Ibaneis e Torres

Pedido se estende ao ex-secretário de Segurança Pública interino do Distrito Federal e ao ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF.

Da Redação

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Atualizado às 20:01

Em continuidade às ações do MPF nas investigações dos atos antidemocráticos, a PGR requereu ao STF nesta terça-feira, 10, a instauração de inquérito para apurar as condutas do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres relacionadas aos atos de vandalismo ocorridos no último domingo, 8, em Brasília. O pedido se estende ao ex-secretário de Segurança Pública interino Fernando Oliveira e ao ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Vieira.

A manifestação foi no âmbito do Inquérito 4.879, que apura a prática de diversos atos antidemocráticos, sobretudo após a proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022 pelo TSE. No entanto, de acordo petição assinada pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, faz-se necessário, para a adequada delimitação e individualização de condutas, que sejam coletadas provas que demonstrem eventuais ações ou omissões dessas pessoas nesses e em outros possíveis crimes, corroborando aquilo que já se conhece.

Conforme o documento, "há indícios graves do possível envolvimento do governador do Distrito Federal e de seus secretários (titular e interino), bem assim do comandante-geral da Polícia Militar, em verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito".

 (Imagem: MPF)

MPF pede investigação contra Ibaneis e Torres.(Imagem: MPF)

Outro pedido apresentado ao STF foi para que a Suprema Corte instaure um novo inquérito, voltados apenas para apurar os crimes ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, com invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Ainda de acordo com a manifestação da Procuradoria-Geral da República, todas as peças envolvendo o governador afastado do DF, Ibaneis Rocha, devem ser transferidas para o novo inquérito.

Veja a íntegra.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...