MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Coaf sai do Banco Central e volta para o ministério da Fazenda
Combate à lavagem e corrupção

Coaf sai do Banco Central e volta para o ministério da Fazenda

A pasta é comandada por Fernando Haddad.

Da Redação

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Atualizado às 09:05

Nesta sexta-feira, 13, foi publicada no DOU a MP 1.158/23, que determina a volta do Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras para o ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad.

O Coaf é a unidade de inteligência financeira do Brasil, que atua na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e à corrupção.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o órgão foi retirado do ministério da Economia para o ministério da Justiça, liderado à época pelo ex-juiz Sergio Moro. Depois, voltou novamente para Paulo Guedes, ex-ministro da Economia, e em seguida foi para o Banco Central, onde permaneceu até a edição da nova MP de Lula.

Polêmica

Em 2018, Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, criticou a ida do Coaf ao ministério da Justiça, que à época era comandado por Sergio Moro. Na ocasião, ele postou no Twitter: "O Coaf não deveria ficar sob as ordens de um político."

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Com a volta do órgão à Fazenda, Sergio Moro retrucou: "Qual seria o motivo técnico que levou o novo Governo a transferir o COAF do Banco Central autônomo para o Ministério da Fazenda político?"

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas