MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ nega revisão de aposentadoria por diferenças obtidas na JT
Aposentadoria

TJ/RJ nega revisão de aposentadoria por diferenças obtidas na JT

Decisão foi baseada à luz do que ficou decidido no tema 1.021 do STJ.

Da Redação

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Atualizado às 15:54

Entidade fechada de previdência complementar conseguiu, em juízo de retratação, decisão favorável para que fosse julgado improcedente o pedido de um aposentado que buscou na Justiça o recálculo de sua aposentadoria com a inclusão de diferenças salariais obtidas na Justiça do Trabalho.

Em reexame do caso, a 2ª câmara Cível do TJ/RJ reformou decisão anterior, aplicando ao caso o entendimento fixado pelo STJ sobre a questão, e negando o acréscimo.

 (Imagem: Freepik)

Justiça nega cálculo de diferença salarial paga por previdência. A decisão foi baseada à luz do que ficou decidido no tema 1.021 do STJ.(Imagem: Freepik)

Ao ser julgado o agravo interno no recurso especial interposto pela entidade de previdência, o desembargador do TJ/RJ determinou o retorno dos autos à câmara de origem para eventual juízo de retratação, à luz do que ficou decidido no tema 1.021 do STJ.

Segundo a Corte da Cidadania, "a concessão do benefício de previdência complementar tem como pressuposto a prévia formação de reserva matemática, de forma a evitar o desequilíbrio atuarial dos planos. Em tais condições, quando já concedido o benefício de complementação de aposentadoria por entidade fechada de previdência privada, é inviável a inclusão dos reflexos de quaisquer verbas remuneratórias reconhecidas pela Justiça do Trabalho nos cálculos da renda mensal inicial dos benefícios de complementação de aposentadoria."

Ao reanalisar o caso, a 2ª câmara Cível do TJ/RJ, sob relatoria da desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, entendeu, de forma unânime, pela reforma integral da sentença, julgando improcedentes os pedidos do autor, em decorrência da ausência de recomposição prévia e integral das reservas matemáticas e com o aporte, a ser vertido pelo autor, do valor apurado em estudo técnico atuarial em cada caso, o que, no caso concreto, não ocorreu.

As advogadas Milena Hermano e Mariana Reginatto, do escritório CMARTINS Advogados, atuaram no caso.

Veja o acórdão.

CMARTINS Advogados

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...