MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudantes não podem colar grau sem apresentação oral do TCC
Trabalho de conclusão de curso

Estudantes não podem colar grau sem apresentação oral do TCC

Para desembargador do TRF da 3ª região, o regulamento da instituição de ensino prevê obrigatoriedade.

Da Redação

sábado, 28 de janeiro de 2023

Atualizado às 10:37

O desembargador Federal Johonsom di Salvo, da 6ª turma do TRF da 3ª região, negou a três estudantes de biomedicina pedido de colação de grau sem a defesa oral do TCC. Para o magistrado, o regulamento da instituição de ensino prevê a apresentação pública da monografia de final de curso a uma banca de três professores. 

"A exigência está de acordo com a autonomia didático-científica universitária, e é estranho que as impetrantes não se submetam a um ato sobre o qual não podem alegar ignorância."

 (Imagem: Freepik)

O regulamento da instituição de ensino prevê a apresentação pública da monografia de final de curso a uma banca de três professores.(Imagem: Freepik)

Após a Justiça Federal em SP ter negado a liminar, as alunas recorreram ao TRF-3 e solicitaram a entrega da monografia somente por escrito.

Segundo o relator, as estudantes, ao iniciarem a formação, aceitaram os estatutos da universidade. "As autoras não podem agora pretender que o Judiciário lhes conceda o privilégio de apenas 'depositar' o TCC sem se submeterem à arguição oral". 

O desembargador Federal manteve integralmente a decisão. "Não verifico a presença dos requisitos ensejadores à concessão da medida liminar pleiteada", concluiu.

Leia a decisão.

Informações: TRF da 3ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas