MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caixa restituirá em dobro juros cobrados após prazo de entrega da obra
Cláusula abusiva

Caixa restituirá em dobro juros cobrados após prazo de entrega da obra

Colegiado considerou abusiva cláusula contratual a qual estipula que a empresa é responsável por restituir as parcelas referentes ao "juros da obra" apenas após seis meses após a data de término de obra.

Da Redação

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Atualizado em 31 de janeiro de 2023 09:07

Caixa Econômica deve restituir, em dobro, "juros de obra" cobrados após a data de entrega de uma construção. Assim entendeu a 1ª vara Federal de Juizado Especial Cível e Criminal de Juiz de Fora/MG ao concluir ser ilegítima a referida cobrança, uma vez que os encargos eram devidos apenas até a data final do prazo de construção pactuado. 

Um homem firmou contrato de compra e venda de um terreno e mútuo para a construção de uma casa. Narra, contudo, que houve cobrança indevida de "juros de obra" em período posterior à data prevista para o término da construção.

Na origem, o juízo de 1º grau extinguiu o processo sem resolução do mérito. Inconformado, o homem recorreu da decisão. 

 (Imagem: Freepik)

Caixa Econômica deve restituir em dobro "juros de obra" cobrados após o prazo de entrega.(Imagem: Freepik)

Ao julgar o caso, o juiz Federal Guilherme Fabiano Julien de Rezende, relator, destacou que jurisprudência do STJ é consolidada no sentido de que as normas do CDC são aplicáveis às relações de consumo existentes entre a instituição bancária e seus clientes.

O magistrado verificou, no caso, no que tange à cobrança dos "juros de obra" depois de findo o prazo de construção estabelecido no contrato, tem-se que a empresa é responsável por restituir as parcelas cobradas apenas após seis meses após a data de término de obra. Contudo, em sua visão, tal cláusula é abusiva "porque repassam para os devedores a responsabilidade pelo atraso injustificado da obra"

"Na situação em tela, o contrato firmado entre as partes prevê a conclusão da obra em 24/06/2021, impondo-se o reconhecimento de que os juros de obra eram devidos até a data final do prazo de construção pactuado. Logo, a cobrança após essa data é ilegítima em fase de ter ultrapassado a data prevista para o término da construção, quando se iniciaria a fase de amortização", afirmou.

Nesse sentido, determinou a restituição em dobro dos juros da mora cobrados a partir do prazo ajustado no contrato para a entrega das chaves. O colegiado acompanhou o entendimento.

O escritório Pacheco & Reis Advogados atua na causa.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas