MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novas ferramentas tecnológicas aprimoraram investigações do MPF
Eleições

Novas ferramentas tecnológicas aprimoraram investigações do MPF

Em 2022, área de perícia, pesquisa e análise investiu no uso de tecnologias e metodologias para aprimorar a análise dos materiais coletados na apuração das eleições.

Da Redação

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Atualizado em 3 de fevereiro de 2023 10:53

Em outubro de 2022, o MPF passou a contar com um sistema que possibilita a captura e o registro técnico de conteúdos em redes sociais, webmails, sites institucionais, blogs, aplicativos de mensagens, entre outras plataformas disponíveis na internet.

O MPF estabeleceu uma série de parcerias ao longo de 2022, com o objetivo de aprimorar os instrumentos técnicos de investigação e alavancar a atuação da instituição, ao facilitar a tomada de decisões baseadas em dados e permitir uma postura proativa e preventiva, antes mesmo de a denúncia chegar à instituição.

 (Imagem: Freepik)

MPF e TSE firmaram parceria com Verifact para eleições 2022.(Imagem: Freepik)

Visando fortalecer a fiscalização das eleições gerais de 2022, para assegurar uma disputa equilibrada e evitar abusos, o MPF atuou em parceria com o TSE, ao longo de todo ano.

As ações tiveram como foco o combate à propagação de informações falsas relacionadas ao pleito e a prevenção de condutas ilegais. Em apoio a essa atuação, a Sppea firmou acordo de cooperação técnica com a Verifact, para uso de sistema que possibilita a captura e o registro técnico de conteúdos em redes sociais, webmails, sites institucionais, blogs, aplicativos de mensagens, entre outras plataformas disponíveis na internet.

O uso da ferramenta assegura a integridade e a autenticidade do material utilizado como prova nas investigações e nos processos judiciais.

Verifact

Patrocínio

Patrocínio Migalhas