MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde cobrirá cirurgia de remoção de câncer por via robótica
Cirurgia

Plano de saúde cobrirá cirurgia de remoção de câncer por via robótica

Juíza do caso destacou que compete ao médico a escolha do melhor método de diagnóstico e tratamento.

Da Redação

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Atualizado às 15:17

Em decisão liminar, a juíza de Direito Cíntia Daniela Bezerra de Albuquerque, da 17ª vara Cível de Recife/PE, determinou que plano de saúde custeie cirurgia de remoção do câncer via robótica, no hospital escolhido pelo paciente e com o médico escolhido pelo paciente.

O autor alegou que tem 38 anos e foi diagnosticado com lesão renal; é beneficiário do plano de assistência médica, estando adimplente com as mensalidades.

O médico do paciente, profissional conveniado, prescreveu os seguintes procedimentos cirúrgicos: nefrectomia parcial por videolaparoscopia e linfadenectomia retroperitonial por videolaparoscopia, todos por via robótica.

Afirmou, ainda, que a operadora apenas aprovou a realização de procedimento tradicional, sem o uso da via robótica, diferente da prescrita pelo médico-assistente, ignorando as peculiaridades do caso. Consta no laudo que essa tecnologia garante ao paciente uma melhor taxa de recuperação se comparado com outras técnicas/vias de acesso.

 (Imagem: Freepik)

Plano de saúde deve cobrir cirurgia de remoção de câncer via robótica.(Imagem: Freepik)

Em análise preliminar do caso, a juiza pontuou que os tribunais vêm rechaçando as limitações impostas pelas operadoras de planos de saúde "quanto aos tratamentos, métodos e materiais indicados para a cura das doenças por ele cobertas, à consideração de que compete ao médico assistente, com exclusividade, a escolha do melhor método de diagnóstico, material e/ou tratamento para a manutenção da saúde do paciente, máxime quando este é o objetivo final do contrato celebrado, sendo a cláusula limitadora considerada abusiva, por se traduzir em desvantagem exagerada para o consumidor."

A juíza também destacou o que disposto na súmula 608 do STJ, segundo a qual aplica-se o CDC aos contratos de plano de saúde, e que pode o Judiciário adequar aos interesses das partes o contrato de prestação de serviço.

"Outrossim, materializa-se a avença em um contrato de adesão, cujas cláusulas foram aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente o seu conteúdo. Incumbe, assim, ao Poder Judiciário adequá-lo aos interesses das partes e à sua função social, ou, ainda, interpretá-lo favoravelmente, se dúbio, como prescreve o Código de Defesa do Consumidor, notadamente nos artigos 51 e 54, o que apenas reforça o princípio da legalidade e a garantia do ato jurídico perfeito, encartados no artigo 5º, incisos II e XXXVI, da Constituição Federal."

Assim sendo, deferiu o pedido liminar e determinou que o plano autorize a cirurgia de remoção do câncer via robótica, com hospital e médico escolhidos pelo paciente, conforme solicitação médica, fornecendo todo o material necessário, no prazo máximo de cinco dias, sob pena de multa diária.

O escritório Tenorio da Silva Advocacia atua no caso.

  • Processo: 0006664-10.2023.8.17.2001

Veja a decisão.

Tenorio da Silva Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas