MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ESPM dá início a novo curso de Direito com parceria do Demarest
Aula inaugural

ESPM dá início a novo curso de Direito com parceria do Demarest

Aula magna sobre os desafios e as oportunidades na carreira teve a participação de sócios do escritório, mentor da primeira turma de alunos, e especialistas do Direito.

Da Redação

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Atualizado em 23 de fevereiro de 2023 10:14

A ESPM realizou nesta segunda-feira (6/2) a aula magna inaugural do seu curso de Direito com debates sobre o contexto atual do setor jurídico, os desafios, a carreira e as oportunidades no mercado de trabalho.

A cerimônia teve início com Dalton Pastore, presidente da ESPM, que falou sobre a criação da graduação de Direito na instituição e como o novo curso nasceu da necessidade de dialogar juridicamente a partir do surgimento das mídias digitais e do aumento da geração de conteúdos por parte da sociedade.

"Todos esses aspectos geram um novo contexto ao Direito e que não está sendo atendido por cursos já existentes. Introduzimos disciplinas, na grade curricular, necessárias ao momento em que vivemos, como propriedade intelectual, inteligência artificial, entre outras tecnologias", disse Pastore.

Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito, avalia que os novos estudantes do curso possuem uma complexa missão.  "Por meio da aprendizagem jurídica é preciso defender o Estado Democrático de Direito, não fazer da tecnologia um arrimo, mas uma oportunidade.  Diante disto, precisamos observar os variados cenários de cada situação estudada, transitando entre a formalidade dos tribunais e o dinamismo dos negócios", afirmou.

Bruno Aurélio, sócio das áreas de Infraestrutura & Regulatório e sponsor do D Academy, universidade corporativa do Demarest Advogados, escritório escolhido para ser mentor da primeira turma do curso de Direito da ESPM ao longo dos próximos cinco anos, pediu que os estudantes se dediquem efetivamente, busquem compreender e aprender.

 "O tempo de aprendizado do ensino superior demanda mais do que um vídeo de três minutos no YouTube. Não é fração de segundos que faz aprender um determinado conteúdo. Estudem os fundamentos, leiam os textos básicos e saiam do raso. Isso é um ganho absurdamente para o futuro da carreira de vocês", afirmou o sócio do Demarest aos 38 estudantes da primeira turma.

Os participantes da aula inaugural trouxeram ainda opiniões sobre os desafios e a carreira, na compreensão da atual formação, inovação e inserção de tecnologia nos serviços jurídicos.

De acordo com Patrícia Peck, embaixadora do Direito ESPM, trilhar a carreira jurídica requer autoconhecimento e muita dedicação para ter sucesso. "Quem escolhe esta profissão deve ter propósito para a mudança, fazer algo que mude a sociedade e a advocacia com visão estratégica. Quem está ingressando agora poderá fazer história com ética e adentrar na inteligência artificial autônoma. A ESPM está oferecendo um curso com toda essa interdisciplinaridade que dará um ferramental para todos estarem preparados para atuar numa sociedade cada vez mais digitalizada", disse.

O evento teve ainda a participação de Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM, Marcelo D'Emídio, diretor de qualidade acadêmica, Tatiana Aguiar e Rafael Mafei, professores do Direito ESPM, e de Eunice Prudente, secretária de Justiça da cidade de São Paulo.

Para Douglas Mota, sócio da área tributária e diretor-executivo do Demarest Advogados, que também representou o escritório na aula inaugural, é motivo de "grande orgulho" poder participar da primeira turma do curso de Direito da ESPM.

"A instituição tem uma parceria de muitos anos com o escritório, como cliente,  e que se estende, a partir deste ano, para dividir o conhecimento da prática jurídica e preparar uma nova geração de advogados, unindo o Direito tradicional, com um olhar para inovação e transformação digital", disse Mota.

 (Imagem: Divulgação)

Bruno Aurélio e Douglas Mota(Imagem: Divulgação)

.

Demarest Advogados