MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sentença passa a ser ato processual apenas após a assinatura do juiz
Ato processual

Sentença passa a ser ato processual apenas após a assinatura do juiz

Segundo o magistrado, mesmo sendo proferida oralmente, em audiência, somente após o ato de assinatura realizado pelo juiz é que a sentença passa a ser considerada ato processual.

Da Redação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Atualizado às 13:05

A 2ª turma do TRF da 1ª região anulou a sentença e determinou o retorno à primeira instância de um processo em que se discute a concessão do benefício de aposentadoria rural por idade a um segurado do INSS em razão de o ato não conter a assinatura do magistrado.

Em seu recurso ao Tribunal, o INSS sustentou que o ato por não conter a assinatura do juiz é inexistente.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador federal Rafael Paulo, explicou que, de acordo com o art. 205 do CPC, "os atos proferidos pelos magistrados devem obedecer aos requisitos instrumentais, tendo como requisitos de validade do ato decisório a data e a assinatura do juiz prolator do referido ato".

Segundo o magistrado, mesmo sendo proferida oralmente, em audiência, somente após o ato de assinatura realizado pelo juiz é que a sentença passa a ser considerada ato processual, antes disso é considerado ato inexistente.

 (Imagem: Freepik)

Somente após a assinatura pelo juiz é que a sentença passa a ser considerada ato processual.(Imagem: Freepik)

A decisão do colegiado foi unânime acompanhando o voto do relator para anular a sentença e determinar o retorno dos autos à primeira instância para que outra sentença seja proferida.

Veja a decisão.

Informações: TRF da 1ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas