MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Familiares de trabalhador que morreu de covid não serão indenizados
Indenização

Familiares de trabalhador que morreu de covid não serão indenizados

Magistrada observou que o falecido frequentava outros lugares além do trabalho, não sendo possível comprovar que contraiu a doença no labor.

Da Redação

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Atualizado em 16 de fevereiro de 2023 15:04

Empresas não indenizarão familiares de trabalhador que morreu de covid-19.  A esposa e os filhos alegavam que o falecido contraiu a doença no trabalho, mas ficou comprovado que ele continou indo na igreja de sua congregação, evidenciando que o labor não era a única atividade que impedia o isolamento social. Decisão é da juíza do Trabalho Camila Cesar Correa, da 2ª vara do Trabalho de Belo Horizonte.

Os familiares pleiteiaram o pagamento de indenizações por danos morais e materiais, ao argumento de que o trabalhador foi acometido pela covid-19 durante a prestação de serviços em prol das empresas, resultando em seu falecimento, quando ainda estava em curso o seu contrato de trabalho.

As empresas se defenderam alegando que todas as medidas de segurança determinadas pelos órgãos oficiais em matéria de saúde foram adotadas durante a período da pandemia.

Ao analisar o caso, a juíza considerou a teoria da responsabilidade civil subjetiva, segundo a qual a obrigação de indenizar é consequência lógica do ato ilícito, como previsto no art. 186, do CC.

Para a magistrada, no caso dos autos, o dano moral e material experimentado pelos familiares é evidente, considerando a perda do cônjuge e pai, pessoa de suas relações afetivas, cujos salários integravam o sustento da unidade familiar.

Entretanto, para ela, não se extraiu dos elementos levados aos autos qualquer ato ilícito perpetrado pela empregadora.

 (Imagem: Freepik)

Empresas não indenizarão familiares de trabalhador que morreu de covid-19.(Imagem: Freepik)

A magistrada ainda observou que uma das empresas levou provas documentais de que adotou as medidas de segurança indicadas pela OMS para o combate e a prevenção da doença.

"Ainda que assim não fosse, não há como estabelecer o nexo de causalidade entre a doença que acarretou o falecimento do empregado e as atividades laborais do de cujus, pois em um cenário de pandemia mundial a contaminação pode ocorrer em qualquer local e em situações diversas as do ambiente laboral."

Segundo a juíza, há também provas de que o falecido não suspendeu suas atividades presencias na igreja de sua congregação, evidenciando que o labor não era a única atividade que impedia o isolamento social.

Com isso, entendeu que não estão presentes os requisitos da responsabilidade civil das empresas, não havendo base legal para imputar-lhes a reparação. Assim, julgou improcedente os pedidos.

O escritório Cunha Pereira e Massara - Advogados Associados atua no caso.

Veja a decisão.

Cunha Pereira e Massara Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas