MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes suspende ações contra decreto anti-armas de Lula
Armamento

Gilmar Mendes suspende ações contra decreto anti-armas de Lula

O relator também suspendeu a eficácia de quaisquer decisões judiciais que eventualmente tenham, de forma expressa ou tácita, afastado a aplicação do decreto.

Da Redação

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Atualizado às 13:10

Nesta quarta-feira, 15, o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu todos os processos em curso que discutam a legalidade do decreto 11.366/23, editado pelo presidente Lula com o objetivo de reduzir o acesso a armas no país.

O relator também suspendeu a eficácia de quaisquer decisões judiciais que eventualmente tenham, de forma expressa ou tácita, afastado a aplicação do decreto.

 (Imagem: Freepik)

Decreto de Lula reduz acesso a armas no Brasil.(Imagem: Freepik)

Entenda

Assim que assumiu a presidência, Lula editou um decreto que revogou uma série de normas do governo Jair Bolsonaro que facilitavam e ampliavam o acesso a armas.

Entre outros pontos, o decreto 11.366/23:

  • suspende os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares;
  • restringe os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido;
  • suspende a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro;
  • suspende a concessão de novos registros de colecionadores, de atiradores e de caçadores;
  • institui grupo de trabalho para apresentar nova regulamentação à lei 10.826/03.

O decreto tem sido questionado no Poder Judiciário, especialmente por meio de mandados de segurança. Por esse motivo, o presidente acionou o STF para que a Corte declare a constitucionalidade da norma. O processo foi distribuído, por prevenção, ao ministro Gilmar Mendes.

Na ação, o presidente, representado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, argumenta que a norma não impôs restrição desarrazoada aos direitos dos cidadãos, mas apenas reorganizou a política pública de registro, posse e comercialização, a fim de conter o aumento desordenado da circulação de armas no país.

Na avaliação do advogado-geral, a declaração de constitucionalidade afastará quadro de insegurança jurídica e retrocesso social.

O pedido foi atendido por Gilmar, que anotou em sua decisão:

"A edição do Decreto 11.366/23, cujo propósito é justamente o de estabelecer uma espécie de freio de arrumação nessa tendência de vertiginosa flexibilização das normas de acesso a armas de matéria, longe denotar qualquer espécie de inconstitucionalidade, vai, ao invés, ao encontro do entendimento deste Supremo Tribunal Federal quanto ao tema."

O ministro, então, determinou:

(i) a suspensão do julgamento de todos os processos em curso cujo objeto ou a causa de pedir digam com a constitucionalidade, legalidade ou eficácia do decreto 11.366/23 e;

(ii) a suspensão da eficácia de quaisquer decisões judiciais que eventualmente tenham, de forma expressa ou tácita, afastado a aplicação do decreto 11.366/23.

A decisão monocrática do ministro ainda passará pelo referendo do plenário.

  • Processo: ADC 85

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas