MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Regulação vai impulsionar tokenização de criptoativos, diz advogado
Criptoativos

Regulação vai impulsionar tokenização de criptoativos, diz advogado

Segundo especialista, maturidade do mercado e maior segurança aos usuários indicam salto no setor nos próximos anos.

Da Redação

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Atualizado às 13:40

A sanção da lei que regula as criptomoedas, lei 14.478/22, ocorrida em dezembro do ano passado, ajuda a entender melhor os limites e responsabilidades para aqueles que desejam explorar o mercado de ativos virtuais, ou os famosos tokens, segundo o advogado Yan Viegas Silva, sócio do escritório Silveiro Advogados e especialista em criptoativos.

"A lei garantirá uma maior segurança aos consumidores e deve impulsionar a entrada de investidores individuais, institucionais, profissionais e qualificados. Com isso, e uma maior maturidade do mercado, o setor deve se consolidar."

Na avaliação do especialista, "A tecnologia blockchain, utilizada para o processo de tokenização de ativos (processo de representar digitalmente um ativo ou propriedade de um ativo), deu muito certo para as criptomoedas, mas não se resume a elas. Mais do que isso, é um sistema, muito bem construído, de registros digitais compartilhados, que permitem a veracidade e a transparência dos dados compartilhados, sem necessidade de uma entidade responsável pela fiscalização".

 (Imagem: Freepik)

Regulação vai impulsionar tokenização de criptoativos, diz advogado.(Imagem: Freepik)

O número de pessoas que investem em ativos digitais, segundo dados da Anbima - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, já superou o número dos CPFs cadastrados na bolsa de valores brasileira e representa 3% do PIB brasileiro.

Esse crescimento vem impulsionado pela tokenização, que permite ao público ter acesso às diferentes modalidades de investimentos e serviços que ele não teria anteriormente. Apesar do termo "token" ser muito utilizado pelos bancos para descrever um dispositivo que gera senhas, ele significa "títulos digitais intangíveis", segundo o Parecer 40 da CVM - Comissão de Valores Mobiliários, que reforçou sua importância para os criptoativos, pontua o advogado.

Os NFTs (tokens não fungíveis), por sua vez, representam algo único, com características exclusivas, sem a possibilidade de troca por algo similar.

"Discutimos muito as questões sobre o bitcoin, stablecoin e outros ativos mais tradicionais. Porém, não podemos esquecer dos NFTs e produtos criados para utilizar no metaverso e em serviços digitais, os quais temos como exemplos a Adidas, que recentemente lançou um token exclusivo para capacitar futuros criadores no ciberespaço, e os fan tokens, que oferecem benefícios exclusivos os torcedores de determinado clube. A redução de custos pela utilização de sistemas automatizados e da tecnologia blockchain tende a beneficiar a longo prazo as pessoas dispostas a explorar este novo mercado", declara Silva.

Agilidade

Em um mundo que exige cada vez mais agilidade nos processos, a chegada das blockchains supre uma necessidade importante para quem aplica o dinheiro, permitindo o saque praticamente imediato, conhecida como "liquidação atômica".

"No modelo tradicional, por exemplo, ao vender uma ação na corretora, eu demoraria em torno de dois dias para receber o dinheiro na minha conta (tempo estimado para conciliação das informações e finalização/liquidação da operação). Porém, essa nova tecnologia permite que a transação seja feita praticamente na hora, de forma automática. Há também uma redução de custos na intermediação, centralizando a operação em uma pessoa, que pode custodiar o ativo real, como uma casa, ou que apenas cuide para que o código funcione", finalizou Yan.

Silveiro Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas