MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Homem que teve veículo apreendido por cobrança abusiva será ressarcido
Busca e apreensão

Homem que teve veículo apreendido por cobrança abusiva será ressarcido

Magistrado observou que o percentual pactuado no contrato era quase o dobro da média do mercado para a operação financeira, sendo ilegais referidos encargos financeiros.

Da Redação

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Atualizado às 14:19

Cliente que teve veículo apreendido e leiloado por inadimplência de contrato com juros abusivos deverá ser ressarcido pelo banco em valor equivalente do bem móvel. A decisão é do juiz de Direito Augusto Cezar de Luna Cordeiro Silva, da 2ª vara Cível de Maracanaú/CE, que observou que as taxas do acordo superaram critérios adotados pelo STJ.

 (Imagem: Freepik.)

Veículo foi apreendido e leiloado. Proprietário receberá indenização referente ao valor do automóvel.(Imagem: Freepik.)

De acordo com os autos, o banco apreendeu o automóvel do consumidor que ficou inadimplente por não pagar as prestações de empréstimo feito para aquisição do bem.

Entretanto, o homem contestou a ação, alegando ausência de notificação extrajudicial e inexistência de mora em razão de juros acima do legalmente permitido e cobrança de tarifas de forma ilegal.

Ao analisar o caso, o magistrado observou que, "os juros remuneratórios previstos contratualmente são de 48,26% ao ano e o contrato foi celebrado em outubro de 2021, quando a média de juros do mercado financeiro para operações de crédito por pessoas físicas para aquisição de veículos era de 24,81%1 ao ano".

Ainda, ressaltou que as taxas firmadas no contrato superaram os critério adotado pelo STJ.

"Na verdade, o percentual pactuado é quase o dobro da média do mercado para a operação financeira. Vejo então flagrante a ilegalidade do referido encargos financeiro e, por ser cobrado no período de normalidade contratual, configura a exclusão da mora."

Nesse sentido, decidiu que, sem a mora, não deve prosperar a ação de busca e apreensão. Assim, julgou o pedido procedente e condenou o banco ao pagamento de indenização por perdas e danos, no valor do veículo, além de multa e revogação da liminar de busca e apreensão.

O escritório Mourão & Freire Advogados Associados atua no caso.

Confira aqui a decisão.

Mourão & Freire Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas