MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Encontro sediado pela Manesco discute papel das mulheres na política
Evento

Encontro sediado pela Manesco discute papel das mulheres na política

O escritório de São Paulo sediou encontro com a deputada estadual (SP) Marina Helou, em painel de debates da HKSWN (Harvard Kennedy School Women's Network) sobre papel das mulheres na política.

Da Redação

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Atualizado em 23 de fevereiro de 2023 11:18

Escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados de São Paulo sediou encontro com a deputada estadual (SP) Marina Helou, em painel de debates da HKSWN (Harvard Kennedy School Women's Network) sobre papel das mulheres na política.

O HKSWN reúne lideranças femininas no mundo todo. Aqui no Brasil, os encontros têm sido realizados com o apoio do CMM (Comitê Manesco Mulher). No final do ano passado, foi realizado a primeira edição, esta, com a deputada federal Tabata Amaral.

O formato do encontro permitiu um diálogo sobre os desafios da mulher na política e, sobretudo, na política institucional.

Encontro Manesco discute o papel das mulheres na política (Imagem: Foto: Fernanda Luz)

Encontro Manesco discute o papel das mulheres na política(Imagem: Foto: Fernanda Luz)

Mulheres na política brasileira

Pesquisa de 2019 da International Union Parliament posicionava o Brasil na 133ª posição em um ranking de 192 países, organizados pelo percentual de mulheres ocupando os parlamentos de cada nação.

Em 2023, no Brasil, apenas 18% das cadeiras na Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres, um aumento em relação à legislatura anterior, que era de 15%). Entretanto, esse número está abaixo da média global, de 26,4%. No Senado, a situação é ainda pior: apenas 10 cadeiras são ocupadas por mulheres, 12,3% do total.

Diante desse cenário, é essencial encontros como o sediado pela Manesco, que assim, também cumpre sua função social de apoiar toda e qualquer iniciativa que nos aproxime dos objetivos constitucionais, como equidade de gênero.

Em sua fala de abertura, Helou lembrou que política não se faz só na Assembleia, mas está em cada detalhe da nossa rotina. A Deputada conversou sobre sua trajetória, desafios que vislumbra para o próximo mandato, PLs de interesse na ALESP e apresentou números que demonstram a ausência feminina no campo decisório da política institucional.

Marina também está a frente do confraelas, grupo suprapartidário de mulheres na política.

Há muitas iniciativas relevantes na área de equidade de gênero, que merecem nossa atenção, e pessoas que movimentam as discussões em torno do tema. Algumas dessas protagonistas estavam presentes no HKSWN.

Uma delas é a Profª Drª Eunice Prudente, da Faculdade de Direito da USP, e atual Secretária Municipal de Justiça da Cidade de São Paulo. Ela também integra a Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo.

Outros representantes de importantes entidades que estivaram no bate-papo são: Larissa Alfino, do Instituto Vamos Juntas; Roberta Moreno, que atuou no RAPS; Adriana Cecílio, atualmente a frente da Coalizão Nacional de Mulheres;  Tatiana Viggiani Bicudo, do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP); e Monica Rosenberg, do Partido Novo.

Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados