MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Sebastião usa fundo de tela "negro é gente" durante sessão
Perfilamento racial

Ministro Sebastião usa fundo de tela "negro é gente" durante sessão

A imagem faz alusão a caso que está na pauta de amanhã do STF, sobre abordagem policial motivada por componente racial.

Da Redação

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Atualizado às 16:09

Na sessão da 6ª turma do STJ desta terça-feira, 28, o ministro Sebastião Reis Jr. usou um fundo de tela com o recado "negro é gente". A frase faz referência a caso que está na pauta de amanhã do STF, e que o ministro ficou vencido no STJ.

A Suprema Corte irá definir se abordagem policial motivada por componente racial invalida provas.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

Durante o julgamento da 6ª turma do STJ, Sebastião Reis usou um fundo de tela em forma de protesto a abordagem policial baseada na cor da pele. (Imagem: Reprodução/Youtube)

O caso

O HC 208.240 foi apresentado pela Defensoria Publica de São Paulo. O caso envolve a condenação de um homem negro por tráfico de drogas. O relator do caso no STF é o ministro Edson Fachin.

Anteriormente, o caso foi analisado pela 6ª turma do STJ. Neste julgamento, a DP/SP não alegou perfilamento racial. A hipótese foi levantada em voto divergente do ministro Sebastião Reis, que argumentou que ficou claro que o motivo da abordagem foi por se tratar de pessoa negra.

Na ocasião, o ministro Sebastião demonstrou indignação com o caso, ressaltando que "em dez anos de Tribunal, não me lembro de um processo em que a autoridade policial tenha dito, abertamente, que só fez a abordagem do suspeito em razão de sua cor".

O ministro propôs que a abordagem fosse considerada nula, mas os demais ministros consideraram que não seria possível saber se a cor da pele foi a única razão.

Agora, analisando este caso, o STF definirá se a abordagem policial motivada por componente racial invalida provas.

  • Processo: HC 208.240

Patrocínio

Patrocínio Migalhas