MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Autoridades marcam presença em lançamento que homenageou Rui Barbosa
Centenário de morte

Autoridades marcam presença em lançamento que homenageou Rui Barbosa

Entre os presentes na noite de autógrafos estiveram ministros do STF, STJ, TST e TSE, além de autoridades do Executivo. Veja quem compareceu ao evento em Brasília.

Da Redação

quinta-feira, 2 de março de 2023

Atualizado em 3 de março de 2023 08:51

Centenas de personalidades do universo jurídico estiveram reunidas na noite desta quarta-feira, 1º de março, para o lançamento de três obras em homenagem ao jurista Rui Barbosa, cujo centenário de morte se completou nesta quarta.

No evento, foi lançado o box Migalhas de Rui Barbosa, duas obras que reúnem mais de 1.500 pensamentos do jurista extraídos de sua extensa obra. O primeiro volume contou com a abertura de Beto Simonetti, presidente da OAB; já o segundo volume foi prefaciado por Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso.

Na noite de festa também foi lançado o livro Ruy Barbosa - O advogado da Federação e da República, de Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB Nacional.

O lançamento foi realizado pela Editora Migalhas, responsável pelas três obras.

Veja fotos do evento:

Fotos: César Rebouças e Vanessa Castro.

Fotos: Eugenio Novaes

A noite de autógrafos contou com a presença de importantes autoridades: o ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes; os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Luiz Fux; e o ministro aposentado da Suprema Corte Sepúlveda Pertence.

Ao menos oito ministros do STJ também compareceram: o corregedor Nacional, Luis Felipe Salomão; a ministra Assusete Magalhães; e os ministros Sebastião Reis Jr., João Otávio de Noronha, Villas Bôas Cueva, Moura Ribeiro, Marco Buzzi e Antonio Carlos Ferreira. 

Do TST, marcou presença a ministra Delaíde Miranda Arantes; e, do TSE, a ministra Maria Claudia Bucchianeri.  

Entre as autoridades ligadas ao Executivo, compareceram o AGU Jorge Messias, o secretário nacional de Justiça Augusto de Arruda Botelho, e o ministro-chefe da Secretaria geral da presidência, Márcio Macedo.

Homenagens

Em entrevista à TV Migalhas, Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional, destacou que Rui Barbosa é um mentor não só para a advocacia, mas para toda a sociedade brasileira. 

"Ter Rui Barbosa como patrono da advocacia brasileira é uma honra muito grande."

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que Rui Barbosa foi um homem notável em todos os sentidos e um grande defensor da democracia. "Uma democracia que em alguns momentos do Brasil recente foi discutida, debatida, criticada, mas não foi abalada."

Pacheco pontuou, também, que o Senado cumpriu o seu dever em momentos agudos e críticos de ataques à democracia.

"O Estado de Direito e a democracia são conquistas inabaláveis e haverão de ser perpetuados ao longo do tempo no Brasil."

O ex-bâtonnier da advocacia e autor de um dos livros lançados, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, explicou que sua obra é destinada tanto para a classe jurídica quanto para a sociedade em geral. Disse, ainda, que Rui Barbosa foi fundamental para estabelecer as balizas da República e das instituições democráticas do nosso país.

"Os ensinamentos de Rui são atuais para o enfrentamento de crises como a que o Brasil recentemente enfrentou e teve que aplicar o Estado de Direito e as normas em vigor no país."

Segundo Coêlho, Rui Barbosa defendia a igualdade e a liberdade como tábuas de salvação da sociedade, nas quais os advogados deveriam sempre se pautar.

Ministro do STJ, Humberto Martins afirmou que Rui Barbosa foi um dos maiores juristas do planeta: "Rui é liberdade, Rui é democracia, Rui é Estado de Direito."

Para S. Exa., a democracia depende da Águia de Haia: "Rui continua vivo quando diz que sem democracia não há Estado de Direito e sem Estado de Direito não há cidadania."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas