MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mestrado profissional inicia projeto de pesquisa sobre evasão fiscal
Novo projeto

Mestrado profissional inicia projeto de pesquisa sobre evasão fiscal

O projeto do Grupo de Direito Penal Econômico e da Empresa, da FGV Direito SP, parte da constatação de que a atual estrutura da tutela penal da arrecadação tributária no Brasil é disfuncional.

Da Redação

sexta-feira, 3 de março de 2023

Atualizado em 2 de março de 2023 18:33

Grupo de Direito Penal Econômico e da Empresa - GPDEE, da FGV Direito SP, inicia neste ano um projeto de pesquisa para a elaboração de uma proposta de reforma legislativa para o tratamento penal e processual penal dos crimes tributários. Segundo dados do IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o Brasil apresentava um índice aproximado de 17% de inadimplência tributária em 2017.

 (Imagem: Pexels)

(Imagem: Pexels)

O projeto, denominado "Evasão fiscal: uma proposta legislativa para debate", parte da constatação de que a atual estrutura da tutela penal da arrecadação tributária no Brasil é disfuncional.

Isso porque a ameaça penal não é mais capaz de cumprir sua função de prevenção e o sistema penal-tributário serve de estímulo para a inadimplência como opção de gestão de negócio. Isso gera distorções que contribuem para a falta de equidade de condições de competição, como ocorre nas próprias políticas fiscal e econômica do país.

De acordo com Heloísa Estellita, coordenadora acadêmica do projeto e professora do mestrado profissional da FGV Direito SP, o quadro atual da tutela penal-tributária no Brasil viola o princípio da subsidiariedade do Direito Penal, pois permite a utilização da persecução penal como mecanismo de pressão para o pagamento de dívidas, sobretudo para os devedores menores e mais vulneráveis.

"Aqueles que, ao fim e ao cabo, acabam sendo condenados e, eventualmente, submetidos a sanções penais, sentem-se vítimas do sistema, deslegitimando, assim, o uso da gravíssima resposta penal."

A proposta de reforma a ser apresentada partirá de um diagnóstico dos problemas enfrentados por contribuintes e seus representantes, dos órgãos ligados à arrecadação tributária e dos órgãos incumbidos da persecução penal

As questões mapeadas serão submetidas a tratamento científico interdisciplinar por membros do G.PDEE, de professores e de profissionais. Ao final, a proposta resultante da pesquisa será discutida com pesquisadores e professores, stakeholders, juristas e profissionais.

FGV Direito SP