MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Exercício ilegal da profissão: Crea pode executar multa de baixo valor
Sanção

Exercício ilegal da profissão: Crea pode executar multa de baixo valor

TRF-1 entendeu que não se trata de dívida referente a anuidade, não cabendo a restrição legal de valor mínimo para cobrança.

Da Redação

segunda-feira, 20 de março de 2023

Atualizado às 08:51

A 7ª turma do TRF da 1ª região reformou sentença e decidiu que conselhos profissionais podem executar judicialmente multas por exercício ilegal da profissão, mesmo que o valor seja inferior a quatro anuidades. De acordo com os autos, o juízo de primeiro grau extinguiu a execução fiscal ajuizada pelo Crea/GO - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Goiás ao fundamento de ausência de interesse em agir.

No caso, o magistrado entendeu que o Crea estava cobrando judicialmente dívida com valor inferior a quatro anuidades, o que é vedado pelo art. 8º, da lei 12.514/11, que trata das contribuições devidas aos conselhos profissionais. O conselho discordou da sentença e recorreu ao TRF-1.

O recorrente argumentou que o objetivo da execução era a cobrança de multa administrativa, e não o pagamento de anuidades, e que, por esse motivo, não se aplicava o limite imposto. O processo foi distribuído ao gabinete do desembargador Federal Hercules Fajoses, membro da 7ª turma.

 (Imagem: Pexels)

Conselhos profissionais podem cobrar multas por exercício ilegal da profissão independentemente do valor.(Imagem: Pexels)

Limitação aplicável às anuidades

Na análise do caso, o relator verificou que é da competência dos conselhos profissionais fiscalizar as atividades dos profissionais vinculados e multar os que desrespeitam a legislação. A multa administrativa, no caso concreto, foi aplicada pelo exercício ilegal da profissão, conforme disposto no art. 6°, alínea "a" da lei 5.194/66, que regula a profissão de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo. Portanto, completou, não se trata de dívida referente a anuidade, não cabendo a restrição legal de valor mínimo para cobrança.

"A limitação imposta pelo art. 8º da Lei nº 12.514/2011 é aplicável apenas às parcelas relativas às anuidades e seus consectários. As multas administrativas não estão sujeitas a essa limitação tendo em vista a interpretação restritiva indispensável para a análise da referida norma, como reconheceu o egrégio Superior Tribunal de Justiça (STJ)."

Portanto, concluiu o desembargador que a sentença deve ser reformada e o processo remetido ao juízo de origem para prosseguir regularmente. O voto do relator foi acompanhado pelo colegiado por unanimidade.

Leia o acórdão.

Informações: TRF-1.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas