MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-4 reafirma soltura de Youssef após juiz ter decretado nova prisão
Lava Jato

TRF-4 reafirma soltura de Youssef após juiz ter decretado nova prisão

O doleiro havia sido detido na tarde desta segunda-feira, 20.

Da Redação

terça-feira, 21 de março de 2023

Atualizado às 18:31

Nesta terça-feira, 21, o desembargador Marcelo Malucelli, do TRF da 4ª região, revogou pela segunda vez a prisão preventiva de Alberto Youssef. O magistrado concluiu pela ilegalidade da prisão, uma vez que ela foi decretada de ofício pelo juízo de primeiro grau. 

Entenda

Youssef teve prisão decretada nesta segunda-feira, 20, por determinação do juiz de Federal Eduardo Fernando Appio, da 13ª vara Federal de Curitiba/PR, responsável pelo julgamento dos processos oriundos da investigação. Para justificar a prisão, o magistrado levou em conta informações prestadas pela Receita Federal sobre o patrimônio do doleiro.

De acordo com a decisão, o doleiro não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e tem vida incompatível com a "situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros"Além disso, o juiz considerou que o acusado mantém diversos endereços e "estaria morando na praia".

A defesa impetrou HC contra a decisão sustentando pela ilegalidade da prisão, uma vez que ela foi decretada de ofício, sem requerimento do MPF.

Nesta tarde, ao analisar o pedido, o desembargador Marcelo Malucelli, do TRF da 4ª região reconheceu a ilegalidade da prisão e determinou a soltura do doleiro. Segundo ele "inexiste circunstância atual e concreta que determine a revogação das medidas decretadas (...) dentre as quais, vigilância eletrônica por tornozeleira nos períodos de recolhimento domiciliar".

Leia a decisão.

 (Imagem: Alan Marques/Folhapress)

Alberto Youssef tem prisão decretada logo após ter conseguido sua liberdade.(Imagem: Alan Marques/Folhapress)

Minutos depois, o juiz de Curitiba decretou novamente a prisão preventiva de Youssef. Segundo o magistrado, elementos colhidos pela PF durante o cumprimento da prisão, "deixam evidenciar que existem seríssimos indícios de que Alberto Youssef tenha sonegado das autoridades judiciais e fiscais a verdadeira posse e propriedade dos prédios edificados em Itapoá/SC".

"Sua alegação de que o irmão mora no local, despida de qualquer documento que demonstre atividade e renda lícita e estável do irmão, está a indiciar que o investigado estaria envolvido em novas práticas delitivas, especialmente crimes contra a ordem tributária, bem como sonegando a existência de bens próprios das autoridades judiciais que acompanham a execução penal", destacou o magistrado.

Leia a decisão

Contudo, ainda nesta tarde, o desembargador Marcelo Malucelli reafirmou a revogação da prisão preventiva do doleiro. "Caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial. Portanto, ilegal a decretação da prisão preventiva de ofício."

Leia a decisão.

  • Processo: 5043244-27.2019.4.04.7000

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...