MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PF prende ex-juiz flagrado com porsche e bens de Eike Batista
Peculato e fraude

PF prende ex-juiz flagrado com porsche e bens de Eike Batista

Flávio Roberto de Souza foi condenado pelos crimes de peculato e fraude processual.

Da Redação

terça-feira, 21 de março de 2023

Atualizado às 18:12

Na manhã desta terça-feira, 21, a Polícia Federal prendeu o juiz Federal aposentado Flávio Roberto de Souza, famoso por ter sido flagrado com a Porsche de Eike Batista e por guardar alguns bens apreendidos do empresário em seu condomínio quando era juiz da 3ª vara Criminal do RJ.

No ano passado, ele foi condenado pelos crimes de peculato e fraude processual por se apropriar ilegalmente de bens e valores apreendidos pela Justiça. O mandado de prisão foi expedido pela 2ª vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

 (Imagem: Rafael Moraes/Extra)

Juiz foi flagrado com carro do empresário Eike Batista.(Imagem: Rafael Moraes/Extra)

Relembre

Em 2018, após ser flagrado com o carro do empresário, a corregedoria Regional do TRF da 2ª região instaurou sindicância para apurar a conduta de Souza. Porém, as condenações à pena de reclusão foram dadas em outros dois casos em envolvendo o magistrado aposentado.

O primeiro processo é referente a crimes cometidos entre abril de 2014 e fevereiro de 2015. A ação foi ajuizada pelo MPF, que alegou que Souza havia proferido decisões de conteúdo ideológico falso a fim de desviar quase R$ 550 mil que estavam sob custódia da 3ª vara. Segundo denúncia do MPF, Souza ainda extraviou e destruiu as decisões com a finalidade de ocultar o crime.

Neste caso, ele foi condenado à pena de 26 anos e dois meses de reclusão e ao ressarcimento de quase R$ 600 mil à conta judicial da 3ª vara Federal Criminal do RJ.

O segundo processo, também ajuizado pelo MPF, é referente a novos fatos de denúncia apresentada no primeiro processo. De acordo com os autos, Souza desviou vendeu um automóvel apreendido em ação julgada por ele por meio de um comércio de autopeças e utilizou o dinheiro para comprar um carro em nome da própria filha.

Neste caso, ele foi condenado à pena de 26 anos de reclusão por peculato e lavagem de dinheiro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas