MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Estudante aprovado em concurso consegue antecipar emissão de diploma
Conclusão de curso

Estudante aprovado em concurso consegue antecipar emissão de diploma

A UFPE deverá submeter o aluno à banca examinadora especial para avaliar o rendimento acadêmico.

Da Redação

sábado, 25 de março de 2023

Atualizado em 23 de março de 2023 13:41

Estudante da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco conseguiu liminarmente que a instituição o submeta à banca examinadora especial para avaliar seu rendimento acadêmico, consequentemente, determinar, no caso de parecer positivo, a antecipação da conclusão do curso de graduação em matemática. E, posteriormente, a expedição do respectivo diploma de colação de grau. O estudante foi aprovado em concurso público e necessita do documento para assumir o cargo. A decisão é do juiz Federal Jaime Travassos Sarinho, da 15ª vara Federal da SJ/PE.

O estudante alega que foi aprovado em 10º lugar no concurso público para o provimento do cargo de professor da educação básica do Estado de Pernambuco, na disciplina de matemática. O referido cargo exige a graduação de licenciatura em matemática, da qual é aluno da UFPE, faltando cursar apenas o 8º período do curso para completar a carga horária e obter o certificado de conclusão.

Alega também que a previsão de término do semestre é apenas em abril/2023. Com isso, o aluno precisaria da antecipação do diploma, em razão do seu extraordinário aproveitamento, nos termos do artigo 47, § 2º da lei 9.394/96, segundo o estudante.

Em relação às solicitações de antecipação da conclusão do curso, a UFPE não apresentou resposta ao pleito administrativo do autor, de acordo com os autos.

 (Imagem: Freepik)

A UFPE deverá submeter o aluno a banca examinadora especial para avaliar o rendimento acadêmico do aluno, e em caso positivo antecipar a emissão do diploma.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o juiz destacou a autonomia das universidades garantidas pela lei de diretrizes e base da educação nacional, lei 9.394/96. De acordo com a norma, as universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, às quais são asseguradas várias atribuições, dentro do exercício de sua autonomia.

"Dentre essas atribuições, encontram-se a fixação de currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes, o estabelecimento de planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividade de extensão, consoante disposição trazida em seu art. 53, II e III."

O magistrado destacou que a lei 9.394/96 prevê, em seu artigo 47, §2º, a possibilidade de formação de banca examinadora especial, para que seja avaliado o aproveitamento acadêmico do aluno.

"Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

(...)

§ 2º Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino."

O juiz concluiu que, no caso analisado, o autor encontra-se na iminência de iniciar o último semestre de seu curso de graduação, foi aprovado na 10ª colocação em concurso público para o cargo de professor da educação básica do Estado Pernambuco e comprovou excepcional rendimento acadêmico.

Portanto, o autor demonstrou que se encontra em situação excepcional, que autoriza a abreviação de seu curso de graduação por meio da formação de banca examinadora especial, nos termos da lei 9.394/96, em seu artigo 47, §2º.

Com isso, o juiz deferiu a concessão da tutela antecipada para determinar à universidade que proceda à formação de banca examinadora especial, nos termos do art. 47, § 2º, da lei 9.394/96, a ser composta por professores do curso de licenciatura em matemática da UFPE, com o objetivo de avaliar o rendimento acadêmico do autor e, consequentemente, determinar, no caso de parecer positivo, a antecipação da conclusão do curso de graduação em matemática, com a expedição do respectivo diploma de colação de grau.

O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atua na causa. 

  • Processo: 0027687-33.2022.4.05.8300

Veja a decisão.

Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.