MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correios adotam sistema da AGU para aprimorar controle de processos
Trâmite de ações

Correios adotam sistema da AGU para aprimorar controle de processos

Sob nova direção, Correios se preocupam com contingências jurídicas e firmam convênio com AGU para uso do sistema de gerenciamento de processos.

Da Redação

quarta-feira, 22 de março de 2023

Atualizado às 17:00

Os Correios assinaram nesta quarta-feira, 22, um acordo de cooperação técnica que permite o uso, pela estatal, do sistema de gerenciamento de processos da Advocacia-Geral da União.

Com a medida, os Correios esperam aprimorar o trâmite das ações e os registros de contingência e provisão de seus processos, com a contribuição da AGU, instituição que, entre outras atribuições, auxilia no aprimoramento da governança de estatais por meio de consultoria, assessoramento e orientação às autoridades e aos dirigentes.

"A automação facilita a gestão das demandas judiciais, otimiza o tempo, aumenta a produtividade e reduz o risco de inconsistências, o que irá contribuir para um salto de qualidade na nossa governança corporativa", explica o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, que assinou o acordo com advogado-geral da União, Jorge Messias.

 (Imagem: Divulgação)

Sob nova direção, Correios se preocupam com contingências jurídicas.(Imagem: Divulgação)

O sistema usado atualmente pelos Correios exige a atualização manual das movimentações dos 110 mil processos judiciais que envolvem a estatal. Isso vale tanto para as ações de acompanhamento de processos como para o provisionamento de valores decorrentes de condenações judiciais.

Com o acordo de cooperação com a AGU, a melhoria do controle de processos e da governança será realizada sem custos, já que a iniciativa não envolve transferências de recursos entre os órgãos. Isso significa uma economia da ordem de R$ 8 milhões por ano, com previsão de custo total de R$ 40 milhões - valor que havia sido previsto, no final de 2022, para a contratação de um software de mercado para a automação dessas atividades pelo período de cinco anos.

Criado pela AGU com linguagem de programação de última geração e interface amigável, semelhante às utilizadas em e-mails, o SUPP pode ser acessado por dispositivos móveis e permite a assinatura de documentos por biometria.

A Advocacia-Geral já assinou 20 acordos de cooperação técnica para a implantação do SUPP. Além disso, mais de 100 procuradorias e instituições de todo o país já demonstraram interesse em adotar o SUPP.

Além disso, o SUPP também contribui para a agilidade da tramitação de processos ao sugerir peças e notas jurídicas, por meio de linguagem de máquina (machine learning, um método de análise de dados que permite o desenvolvimento de algoritmos e modelos estatísticos que os sistemas de computador usam para realizar tarefas sem instruções).

Por meio do acordo de cooperação, a Advocacia-Geral possibilitará aos Correios o acesso ao código-fonte do SUPP, após o período de capacitação, que permite a avaliação da complexa arquitetura do sistema e do desenho do melhor uso na estatal.

Como é e como deve ficar

Para que o provisionamento de valores em decorrência de condenações judiciais ou o pagamento desses valores a partir da ordem de execução sejam realizados, é preciso gerar, no sistema atual, relatórios mensais que precisam ser "alimentados" em outros sistemas, como o ERP, a fim de que a ação seguinte seja realizada.

Com o SUPP, os responsáveis sobre a necessidade de próximas ações nos processos como, por exemplo, o provisionamento de recursos em decorrência de condenações judiciais, poderão ser alertados de maneira automática pelo sistema.