MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ricardo Calcini passa a integrar Chiode Minicucci | Littler
Novo sócio

Ricardo Calcini passa a integrar Chiode Minicucci | Littler

Calcini atua há mais de 20 anos em Direito do Trabalho.

Da Redação

quinta-feira, 23 de março de 2023

Atualizado às 09:33

Chiode Minicucci | Littler anuncia a chegada de Ricardo Calcini como novo sócio-consultor do escritório.

Ricardo Calcini atua há mais de 20 anos em Direito do Trabalho, principalmente em questões relacionadas aos Tribunais Trabalhistas (TRTs e TST). Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP, pós-graduado em Direito Processual Civil pela EPM TJ/SP e em Direito Social pela Universidade Mackenzie, ele conta com rica experiência na área do contencioso especializado nos tribunais. Além de advogado, palestrante e instrutor de eventos corporativos, é professor de cursos jurídicos e de renomadas instituições de pós-graduação do país, sendo convidado a lecionar na USP/RP, PUC/RS, PUC/PR, Católica de SC, IBMEC/RJ, FMU/SP, IEPREV/MG, Mackenzie/RJ e na Escola Superior da Advocacia.

Calcini também integrou a assessoria jurídica em gabinetes do TRT/SP e do TST. Hoje, é o único professor de Direito do Trabalho do país que subscreve colunas nos três mais relevantes portais jurídicos do Brasil, entre eles o Migalhas. É autor de mais de 200 artigos jurídicos e de vários livros na área trabalhista, esses últimos focados em temáticas como ESG, LGPD e Compliance, Execução e Relações Sindicais e, sobretudo, na advocacia especializada nos TRTs e no TST.

Calcini ainda atua como Coordenador Trabalhista da Editora Mizuno, é membro do Comitê Técnico da Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária, além de ser também membro e pesquisador do Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social da USP (GETRAB-USP), do GEDTRAB-FDRP/USP e da CIELO LABORAL.

Em 2020, no auge da pandemia, ele foi convidado pela Câmara dos Deputados a presidir o grupo técnico de juristas, onde elaborou o Projeto de Lei nº 5.581 para regulamentar a temática do Teletrabalho nas empresas.

 A chegada de Calcini ao time de sócios fortalece a atuação especializada de Chiode Minicucci | Littler em Direito do Trabalho Empresarial, banca internacional presente em todos os segmentos da indústria, está alinhada com o compromisso do escritório em fornecer respostas completas e proporcionar a melhor atuação contenciosa e consultiva aos seus clientes.

 (Imagem: Divulgação)

Ricardo Calcini(Imagem: Divulgação)