MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demarest apoia programa de aceleração de startups de energia
Sustentabilidade

Demarest apoia programa de aceleração de startups de energia

Principal iniciativa do país de empreendedorismo e incentivo a startups de energia e sustentabilidade, criada em parceria com o MIT Reap Rio, 2ª edição do "Energinn" está com inscrições abertas até hoje

Da Redação

segunda-feira, 27 de março de 2023

Atualizado às 07:46

Demarest Advogados vai apoiar a 2ª edição do "Energinn", o principal programa do país de formação empreendedora e aceleração de startups com foco em energia e sustentabilidade.  O Energinn é uma inciativa idealizada pelo MIT Reap Rio, programa do Massachusetts Institute of Technology, que tem como objetivo criar um hub voltado para inovação e transição energética no RJ.

A parceria com o Demarest surgiu com a prestação de serviços pro bono ao MIT Reap Rio, desde a criação do programa no RJ, e se estende agora ao Energinn, iniciativa que surgiu para incrementar a atuação de startups ligadas ao setor de transição energética no Brasil. Atualmente, elas representam somente cerca de 2% do total de startups no país.

"Contribuir para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, apoiando um programa como o Energinn, é uma oportunidade para exercermos nosso papel como agentes de transformação social e ambiental. O setor de energia tem um grande potencial para a inovação e atração de investimentos. Esta é a vocação do Rio de Janeiro, onde esperamos ter muito em breve um grande ecossistema de inovação, tecnologia e transição energética", diz João Almeida, sócio da área de Energia e Recursos Naturais e Fusões e Aquisições do Demarest.

O escritório vai realizar mentorias, palestras e treinamento para as startups, com participação de advogados de diferentes áreas do escritório. O apoio também acontece por meio do Disrupt, inciativa que atende prioritariamente o segmento de startups e empresas de tecnologia.

"O objetivo do Energinn é fomentar o empreendedorismo e a inovação na área de transição energética. Nesta segunda edição do programa, vamos fazer palestras, dar treinamento e mentoria para as startups que serão selecionadas no processo", diz Guilherme Vieira, sócio da área de Fusões e Aquisições do Demarest.

Na edição do programa em 2023, estão previstas as inscrições de mais de 400 participantes, como pesquisadores, universitários, empreendedores e intraempreendedores, que vão participar do programa, com duração de nove meses e sem custo.

Entre os temas que serão abordados no Energinn estão grandes desafios dos setores de energia e sustentabilidade, como Transição Energética (hidrogênio Verde, eficiência energética, novos combustíveis, descarbonização), mobilidade urbana e grids, descentralização da energia (crédito de carbono e comercialização de energia), digitalização e tecnologias disruptivas.

Segundo Luiz Mandarino, coordenador do Energinn, a novidade desta segunda edição do programa é a inclusão do tema Blue Economy ou Economia Azul. "Estamos fomentando a participação de projetos de geração de energia renovável offshore, sequestro de carbono em ecossistemas costeiros e combate à poluição plástica marinha, tão importantes para energia e sustentabilidade".

"Queremos contribuir para o crescimento das startups com soluções jurídicas inovadoras e que atendam às necessidades de acordo com a sua realidade econômica e o seu grau de desenvolvimento. O Disrupt atua sob medida, oferecendo serviços de excelência, com uma equipe multidisciplinar de especialistas do Direito, que pode ajudar a fomentar os negócios das startups que vão integrar o programa Energinn", diz Daniel Caramaschi, coordenador do Disrupt e sócio da área de Fusões e Aquisições do Demarest.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Informações, clique aqui. Inscrições, clique aqui.

 

Demarest Advogados