MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. INSS: Juíza reconhece atividade especial de cinegrafista da Rede Globo
Aposentadoria

INSS: Juíza reconhece atividade especial de cinegrafista da Rede Globo

Magistrada considerou os ruídos intensos que o profissional foi exposto durante o trabalho.

Da Redação

sábado, 1 de abril de 2023

Atualizado às 15:56

Um cinegrafista da Rede Globo teve seu pedido de reconhecimento de atividade especial para a aposentadoria deferido. A decisão é da juíza Federal Marcia Maria Nunes de Barro, da 13ª vara da SJ/RJ, ao considerar que o homem foi exposto a ruídos intensos durante a execução do trabalho.

Nos autos, consta que o cinegrafista solicitou ao INSS a concessão do benefício de aposentadoria em 23/08/2019. A autarquia computou 29 anos, 5 meses e 15 dias de tempo de contribuição - sem efetuar a conversão dos períodos especiais, o que fez com que o pedido fosse negado pelo INSS.

Cinegrafia tem aTividade especial considerada. (Imagem: Pixabay)

Cinegrafia tem aTividade especial considerada.(Imagem: Pixabay)

O homem, então, entrou com o pedido de reconhecimento de tempo laborado em condições especiais para o fim de que - uma vez convertido o tempo trabalhado em atividade especial - fosse concedido o benefício.

A juíza observou que o cinegrafista trabalhou exposto a níveis de ruído em intensidade superior aos limites de tolerância e, portanto, se encaixa em atividade especial.

“Não havendo dúvidas de que é insalubre a exposição do trabalhador, de modo habitual e permanente, a ruídos em intensidade de85 decibéis, inclusive pelo que dispõe o Anexo I da Norma Regulamentadora n° 15, do Ministério do Trabalho e Emprego, deve ser reconhecida como especial a atividade desempenhada em tal condição, a qualquer tempo, em consonância com o art.201, §1º, da Constituição Federal de 1988 e o entendimento firmado no REsp repetitivo nº 1.306.113/SC.”

A magistrada deferiu a tutela antecipada para que o INSS conceda o benefício ainda no mês de março e efetue o pagamento das parcelas atrasadas desde a data de ajuizamento da ação.

O escritório Neves Bezerra e Florim Sociedade de Advocacia atua no caso.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista