MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP mantém reconhecimento de paternidade após recusa em exame de DNA
Paternidade | Exame de DNA

TJ/SP mantém reconhecimento de paternidade após recusa em exame de DNA

O homem, mesmo regularmente intimado por duas vezes, não compareceu ao exame e não justificou a ausência.

Da Redação

terça-feira, 28 de março de 2023

Atualizado às 18:36

A 4ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão da 2ª vara de Família e das Sucessões de São José dos Campos/SP, da juíza de Direito Alessandra Barrea Laranjeiras, que reconheceu paternidade após o não comparecimento do requerido para realização de exame de DNA.

De acordo com os autos, a autora realizou procedimento de investigação com dois possíveis genitores. Um deles realizou o exame de DNA, com resultado negativo. O outro homem, mesmo regularmente intimado por duas vezes, não compareceu ao exame e não justificou a ausência.

 (Imagem: Freepik)

O homem, mesmo regularmente intimado por duas vezes, não compareceu ao exame e não justificou a ausência.(Imagem: Freepik)

Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Vitor Frederico Kümpel, apontou que, apesar de ser certo que uma parte não é obrigada a produzir provas contra si mesmo, a lógica não se aplica em casos de investigação de paternidade.

O magistrado avaliou que "a não realização da prova pericial por recusa injustificada do suposto pai, gera a presunção juris tantum de paternidade, de modo a inverter o ônus da prova". Dessa forma, segundo o desembargador, passou a ser do requerido a comprovação da não paternidade, o que não ocorreu.

O número do processo não foi disponibilizado.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas